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GERAL

Acit inicia abaixo-assinado contra telefonia móvel e incentiva consumidor registrar reclamação na Anatel

Há mais de uma semana, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) realizou um encontro com lideranças empresariais e políticas do Município para abordar a qualidade do serviço da telefonia móvel em Toledo e região. Atualmente, os consumidores compram o serviço, porém nem sempre ele funciona, seja por apresentar problema no aparelho ou na cobertura do sinal. O Promotor de Justiça, Giovani Ferri, informou que a operadora com o maior índice de reclamação é a TIM. Em menos de um ano foram registrados 170 reclamações. Enquanto, outras operadoras tiveram menos de 1/5 de reclamações registradas no Procon ou na Promotoria. Ferri buscou acordo com os responsáveis, porém sem êxito. Ele ainda disse que pretende abrir um inquérito judicial. Para isso, o Promotor precisa fundamentar o processo com reclamações. Por sua vez, a Acit - a partir de segunda-feira, dia 25 – inicia um abaixo – assinado. Em uma coletiva a imprensa, o presidente da Associação, Edésio Reichert, também citou que uma ação imediata – que pode contribuir – é o cidadão reclamar diretamente na operadora, anotar o protocolo e registrá-lo na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no número 1331.

22/06/2012 - 14:36


Reichert salienta que este tipo de procedimento pode auxiliar no processo. Desta forma, a Anatel – como agência reguladora da telefonia móvel – vai computar as reclamações e, por sua vez, as operadoras podem ter um complicador com relação as multas. “Os índices de reclamações fixados pela Anatel não são atingidos, porque o cidadão não faz o registro. Logo, para a Anatel os serviços das operadoras se mantêm na normalidade. Por isso, a insistência de que não resolve somente reclamar com o vizinho, mas com órgãos responsáveis”.
O presidente da Acit enfatiza que o cidadão está mais ciente de que ao adquirir um determinado produto, ele deve cumprir com a sua função ou serviço. “Com a telefonia móvel não é diferente. No passado, não existia o celular. Hoje, utilizamos em nossos serviços ou lazer esta ferramenta e não podemos mais viver sem ela. A partir destes dois conceitos, as agências reguladoras foram criadas para defenderem os cidadãos dos abusos do governo e das empresas. Os cidadãos devem ter esperança e confiança de que o sistema foi feito para funcionar”.
Na reunião anterior à coletiva, o promotor de justiça, Giovani Ferri, comunicou que representantes de uma determinada telefonia móvel reconheceu – informalmente – que a empresa precisaria instalar mais duas torres, passando de sete para nove e mais 36 torres de rádio, as quais totalizaram 160. Esta atitude poderia melhorar o atendimento.
Abaixo-assinado
Segundo o presidente da Acit, Edésio Reichert, o abaixo-assinado será enviado por email. Quem tiver interesse a partir de segunda-feira (25) pode acessar o site da Acit www.acit.org.br e clicar no link para imprimir um formulário. Reichert alerta que cada formulário deve ser específico para cada operadora e quem assiná-lo dee informar o nome, CPF, número do telefone e assinatura. “O abaixo-assinado será entregue a Promotoria para que dê andamento no processo buscando pressionar as operadoras para que realizem um investimento e um melhor trabalho. Há Anatel espero que ela exerça o seu papel em exigir que as operadoras ofereçam um serviço com qualidade”.
O presidente da FACIAP, Rainer Zielasko, pondera que a população faz a reclamação, mas entre amigos ou conhecidos. “Se nós não fizermos esta reclamação ao órgão competente que é a Anatel, isto não vai resultar em nada, porque para a Agência os índices de eficiência estão dentro de uma normalidade. Diante disso, acho interessante o projeto, porque hoje não se utiliza somente telefones fixos, os móveis passaram a ser mais utilizados pela sociedade”.
Zielasko pretende fazer um manifesto via federação para que haja melhoras no sistema de comunicação. “As operadoras devem reverter esta situação em melhores serviços e tecnologias para que os cidadãos possam comunicar-se melhor”.

**Reclamação**
O presidente da Acit recomentou que o cidadão registre a reclamação de seu aparelho. “Quando alguém liga geralmente ouve uma gravação que questiona para qual número será o serviço. Logo se ligar do telefone da operadora fica mais explícito que quer solução para aquele número”.

Confira os números:
- TIM 1056 opção 8
- Claro 1052 opção 6
- Vivo *8486 opção 8
- Oi 10331 opção 8

Outras informações acesse a matéria:MP deve instaurar inquérito judicial contra operadora de telefonia móvel e Promotor pede para consumidores registrarem denúncias.

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