O investimento da Capes equivale a 2,8 vezes o valor a ser investido pelo Estado. “A contrapartida do Paraná é louvável”, afirma o coordenador da Capes, Manoel Cardoso. “Revela o entendimento que este governo tem da importância do ensino superior e da inovação, na busca do desenvolvimento”, diz.
Os recursos serão investidos durante três anos. O lançamento dos três primeiros editais foi feito na sexta-feira (22). Destinam-se à compra e manutenção de equipamentos; 80 bolsas de mestrado e 60 de doutorado por ano; e 60 bolsas para o pós-doutorado. A Fundação Araucária complementará o valor das bolsas da Capes, que será elevado de R$ 1.350,00 para R$ 1.650,00, no caso de mestrado; a de doutorado, de R$ 2 mil para R$ 2,5 mil; e a de pós-doutorado, de R$ 3,3 mil para R$ 5 mil, durante 36 meses.
“Esta é uma grande oportunidade que a Capes dá ao Paraná”, diz o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofmann. Segundo ele, desde 2005 não havia cooperação entre as duas entidades. Na opinião do coordenador da Capes, o sistema de pós-graduação no Paraná “está bem, mas poderia estar melhor”. Os recursos que a entidade aplica no Estado pretendem justamente preencher esta lacuna.
As bolsas e equipamentos destinam-se a todas as áreas do conhecimento.
O lançamento dos editais foi acompanhado pela reitora da Universidad Nacional de Santiago del Estero, da Argentina, Natividad Nassif, e pelo responsável pelos cursos de Ciências Exatas e Tecnologia daquela universidade, Héctor Rubén Paz. Eles visitam entidades paranaenses em busca de modelos de inovação tecnológica.
Da AE Notícias
GERAL
Paraná terá R$ 73 milhões da Capes para bolsas de pós-graduação
As universidades estaduais do Paraná vão receber, nos próximos três anos, R$ 73 milhões da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para aplicação em bolsas de pós-graduação e pós-doutorado. O convênio de cooperação técnica foi assinado pelo governo por meio da Fundação Araucária, que vai entrar com contrapartida, segundo explica o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



