1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

POLÍTICA

PMDB e PSDC realizam convenção, neste final de semana, com casa cheia

A semana que se inicia é a reta final para as convenções partidárias para indicação de candidatos a prefeito e vice-prefeito e nomes para o legislativo municipal. A oposição está com o processo adiantado. Com a convenção do PSDC na noite de sábado (23) e do PMDB na manhã deste domingo (24), já são cinco dos sete partidos aliados no Conselho de Partidos de Oposição a cumprirem com a exigência legal que precede o registro das candidaturas. Até o momento todas as convenções dos aliados do Conselho tiveram casa cheia e os partidários empolgados com a Campanha que se inicia em 7 de julho. O grupo vinculado ao PP, até o momento nenhuma sigla realizou convenção.  Beto Lunitti e Adelar Holsbach  foram referendados por unanimidade nas convenções do PT, PSC, PDT, PSDC e PMDB e prometem debate de ideias e comparação de projetos. 

24/06/2012 - 19:36


No sábado o PSDC reuniu seus filiados no Jardim Europa e aprovou os nomes do peemedebista Beto Lunitti e o pedetista Adelar Holsbach – o Pelaka para prefeito e vice e os nomes dos candidatos a vereadores.

O presidente do PSDC. Antônio de Freitas – o Zóio abriu a convenção fazendo um relato da formação do Conselho de Partidos de Oposição e relatou o assédio sofrido para deixar o Conselho. “eu quero dizer que minha dignidade não é comprada, não penso no meu benefício próprio porque não faço política para resolver a minha vida, porque se aceitasse o benefício próprio o povo de Toledo permaneceria no sacrifício. Se eu e me grupo fossemos trabalhar do outro lado os problemas com a saúde continuariam. Somos todas pessoas de bem e tenho certeza que com a nossa bancada na Câmara e com Beto e Pelanka na prefeitura nosso povo estará muito bem representado, porque na prefeitura não terá tramela, mas sim um prefeito honesto e de qualidade com um olhar voltado para o ser humano. Beto um administrador como você - eu defendo até em baixo d’água e tenho certeza que em 7 de outubro Toledo terá uma mudança porque o PSDC e seu candidatos a vereadores caminharam com você e Pelanka e 7 de outubro será uma festa”.

Neste domingo (24), foi a vez dos peemedebistas realizarem a convenção partidária. O auditório do Sindicato dos Metalúrgicos esteve lotado de partidários, simpatizantes e membros do Conselho de Partidos de Oposição.

Os discursos selavam a unidade entre o PMDB, PT, PDT, PSC, PSDC, PPL e PC do B. O que o deputado estadual Elton Welter chamou de reforma política municipal. “Depois de todas as convenções nós somos um partido só e quando se falou aqui que se juntou o velho MDB, me dá a impressão que de forma indireta fizemos a reforma política que é o desejo dos militantes históricos. Eu estou entendo que aqui nós fizemos a reforma política e por isso eu digo que vamos ter mais pessoas que ainda não estão aqui, partidos que possam estar do outro lado, mas quando compreenderem o significado desta unidade poderão vir - se não na aliança de forma independente”.

Welter destacou o comprometimento dos dirigentes nacionais com a campanha em Toledo. “Esta maturidade política expressa nas convenções, o esforço na construção desta aliança em torno de um projeto para todas as pessoas é reconhecido pelos dirigentes nacionais que não pouparam esforços para nos ajudarem na comunicação do nosso programa de governo ao povo do nosso município”.

O vereador Ademar Dorfschmidt (PMDB) disse que a indicação de Beto e Pelanka estabelece uma nova relação do executivo com o legislativo. “Beto já passou pelo legislativo e o Pelanka é vereador e com certeza vão valorizar o Legislativo, vão entender o papel que um vereador tem no parlamento. Tenho certeza que quando chegar até vocês os projetos de fomento de políticas públicas vocês saberão valorizar este trabalho, porque isto até o momento não aconteceu em Toledo, pois nossos mecanismos de legislar são podados em cada sessão”.

Dorfschmidt destacou sua relação com a bancada. “Tenho orgulho de fazer parte da bancada de oposição. E quero registrar que andarei pelas ruas pedindo voto para você Beto e o Pelanka e com certeza em sete de outubro teremos a vitória”.

O vereador Leoclides Bisognin (PMDB) enfatizou a organização da campanha. “Esta campanha começou muito diferente, ela começou com muita união e organização. Quando nós tivemos isso? Dia 30 nas convenções a meia noite nós estávamos escolhendo o vice. Desta vez é diferente temos união com toda esta gente (apontando para a mesa composta pelos presidentes dos partidos do Conselho). Vimos isto em todas as convenções nesta semana, estas convenções tem o jeito do povo. O Figueiredo (último presidente do regime militar) gostava do cheiro dos cavalos, mas este time tem o cheiro do povo e gosta do povo”.

O presidente do PDT, Ascânio Butzge seguiu na linha de que esta eleição estabelece um debate histórico. “Esta eleição será o reencontro do velho com o novo. Esta eleição do velho MDB de guerra contra a Arena. Digo isso porque no passado nós lutávamos pela democracia e pela liberdade de expressão – lutávamos contra tudo aquilo que nos oprimia e vencemos. Em Toledo, a democracia não reina – usam outras armas, as armas do poder econômico de forma que sufoca o nosso desenvolvimento econômico e deixa a desejar o cuidado com a nossa gente”.

Ascânio Butzge criticou o modelo de gestão do grupo que está à frente da Prefeitura há 16 anos. “É tão deficiente a administração municipal, que no meu ponto de vista não planejaram nada e justifico porque não planejaram: se fosse um estudante e tivesse a nota que esta administração municipal teve no IDSUS – Índice de Desempenho do SUS com certeza estaria reprovado, porque numa escala de zero a 10 Toledo ficou com 4,48%. A evasão escolar é alarmante e enquanto isso o trabalho infantil cresce em mais de 64% entre crianças de 10 a 15 anos, nos últimos dez anos. Crianças morrendo acima da média do país, que nesta média inclui municípios em situação de miséria... nossa mortalidade infantil foi 140% a mais de 2010/2011”.

O presidente do PSC, Edinaldo Santos elogiou o desprendimento do PT e a grandeza do PMDB na construção da aliança. “Eu digo sem medo de errar o PSC está junto nesta caminhada e estamos aprendendo com todos os partidos que querem o melhor para Toledo. O PSC nunca votou com o Beto, nunca esteve com o ele, mas pela primeira vez, com muita honra, com muito orgulho que este presidente, apoia e vota em Beto Lunitti. É com muita alegria que digo que este partido que iniciou em 2008 sua primeira campanha política no município esta nesta luta com Beto e Pelanka”.

Presidente do PT, Valtair Caetano Apolinário enfatizou o comprometimento dos partidários que compareceram em todas as convenções. “Todas as convenções tiveram casa cheia, e cheia de pessoas comprometidas com este projeto, porque aqui não tem churrascada, ou outra comida, aqui tem comprometimento e vontade de mudar o jeito de governar, vontade de inverter as prioridades, vontade de fazer um governo com as pessoas e para as pessoas”.

Adelar Holsbach - Pelanka que foi confirmado como candidato a vice-prefeito destacou a necessidade de diálogo entre o Executivo e Legislativo. “O vereador é o elo entre o povo e a administração e ao longo destes anos tivemos muitos Projetos, indicações que não foram atendidos ou prosseguidos, por isso, se for a vontade da nossa comunidade e formos eleitos quero cumprir este papel de interlocutor entre o Executivo e o Legislativo para que as demandas que chegam aos vereadores possam ser atendidas pela administração”.

Pelanka declarou mais uma vez que está especialmente encantado com a energia do grupo. “Estou com aquela vontade de fazer política, de ir as ruas, visitar as casas, bater de porta em porta e levar o nosso programa, o nosso jeito de governar para a população. Este é o grande desafio e tenho certeza que com este time apaixonado pelas causas coletivas, nós vamos chegar lá”.

Beto Lunitti comemorou o resultado da convenção. “Os peemedebistas estavam todos aqui, figuras ilustres do PMDB de diversas gerações que participaram do debate e aprovaram por unanimidade nossa indicação e isto desmitifica os comentários maldosos que visam nos desestabilizar. A nossa Convenção, assim como as demais do Conselho, foram muito positivas e mostra que o entusiasmo e a emoção que vimos nas convenções são ingredientes importantes numa disputa”.

O candidato a prefeito do PMDB destacou a possibilidade de ampliação da aliança. “Estamos otimistas que esta frente ainda pode ser ampliada, pois recebemos nas Convenções os presidentes de outros partidos que puderam verificar a discussão que estamos fazendo contrapondo o modelo atual de gestão e o modelo que nós estamos propondo e acreditamos que eles poderão se sensibilizar diante deste projeto construído ao longo dos anos. Nosso time esta preparado para ir à eleição e travar o debate de forma tranquila, sábia e serena”.

Os partidos do Conselho devem realizar uma convenção final, reunindo todos os partidários, no sábado dia 30 de junho.

Por Selma Becker/Casa de Notícias 

Sem nome %281144 x 250 px%29