1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

ESPORTES

Atletas de jiu-jitsu participaram de curso de arbitragem em Toledo

Vinte professores de jiu-jitsu de várias cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e do Paraguai participaram do Curso Oficial de Arbitragem realizado em Toledo neste fim de semana (23 a 24 de junho). Organizado pela Academia Gracie BarraSul/Rodolfo Garcia/Red Lions os atletas passaram por 12 horas de formação ministrada pelo diretor técnico de arbitragem da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), Álvaro Mansur.

25/06/2012 - 08:16


A programação foi dividida em momentos de teoria, prática e avaliação.  Em uma das atividades os atletas tiveram que analisar uma importante luta de campeonato em vídeo e exercitar a função de um árbitro. Passaram também por uma prova teórica que irá somar pontos na seleção daqueles aptos a se tornarem árbitros. “A seleção é muito criteriosa. Quem atingir a média mínima de 8,5 estará qualificado para ser árbitro e depois passará por um estágio. Em média apenas 10% das turmas conquistam esta nota”, afirma o diretor técnico.
Esse é o segundo ano em que Álvaro Mansur vem a Toledo para conduzir o curso. “Parabenizo a todos que vieram até aqui para adquirir mais conhecimento. Independente do resultado, esta dedicação é importante para o fortalecimento do esporte”.

JIU-JITSU FORTE
Há 41 anos no jiu-jitsu, Mansur assiste ao crescimento do esporte no Brasil e no mundo. Ele assegura que esta arte marcial se expandiu de forma ordenada e, por isso, as competições atraem cada vez mais atletas e admiradores. “Existe a preocupação constante com a melhoria, seja na estrutura, na qualificação dos árbitros como no trato das pessoas”, ressalta, enfatizando que este é o país com o maior número de praticantes do esporte.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29