A programação foi dividida em momentos de teoria, prática e avaliação. Em uma das atividades os atletas tiveram que analisar uma importante luta de campeonato em vídeo e exercitar a função de um árbitro. Passaram também por uma prova teórica que irá somar pontos na seleção daqueles aptos a se tornarem árbitros. “A seleção é muito criteriosa. Quem atingir a média mínima de 8,5 estará qualificado para ser árbitro e depois passará por um estágio. Em média apenas 10% das turmas conquistam esta nota”, afirma o diretor técnico.
Esse é o segundo ano em que Álvaro Mansur vem a Toledo para conduzir o curso. “Parabenizo a todos que vieram até aqui para adquirir mais conhecimento. Independente do resultado, esta dedicação é importante para o fortalecimento do esporte”.
JIU-JITSU FORTE
Há 41 anos no jiu-jitsu, Mansur assiste ao crescimento do esporte no Brasil e no mundo. Ele assegura que esta arte marcial se expandiu de forma ordenada e, por isso, as competições atraem cada vez mais atletas e admiradores. “Existe a preocupação constante com a melhoria, seja na estrutura, na qualificação dos árbitros como no trato das pessoas”, ressalta, enfatizando que este é o país com o maior número de praticantes do esporte.
Da Assessoria
ESPORTES
Atletas de jiu-jitsu participaram de curso de arbitragem em Toledo
Vinte professores de jiu-jitsu de várias cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e do Paraguai participaram do Curso Oficial de Arbitragem realizado em Toledo neste fim de semana (23 a 24 de junho). Organizado pela Academia Gracie BarraSul/Rodolfo Garcia/Red Lions os atletas passaram por 12 horas de formação ministrada pelo diretor técnico de arbitragem da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), Álvaro Mansur.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



