1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Alunos e Professora do NRE Toledo são premiados no Concurso Televisando o Futuro

Quatro alunos e uma professora do Núcleo Regional de Educação de Toledo foram premiados na última sexta-feira, 23, na etapa regional do Concurso Televisando o Futuro. O concurso é promovido anualmente pelo Instituto GRPCom e teve como tema desta edição a cultura da paz. A premiação aconteceu no Auditório da Faculdade Assis Gurgacz (FAG), em Cascavel, e contou com a presença de prefeitos e secretários municipais de educação da região, dos chefes dos Núcleos Regionais de Educação de Cascavel e Toledo, e de representantes da RPCTV, além dos pais e professores dos alunos selecionados.

25/06/2012 - 08:29


O chefe do Núcleo de Toledo, professor Léo Inácio Anschau, avaliou o primeiro ano de participação das escolas estaduais no Televisando. “Nós estamos muito felizes com os resultados obtidos e com o apoio dos nossos colégios que aceitaram participar desse concurso, que teve um tema tão importante. Que nós possamos começar a cultura da paz em nossos colégios para que os alunos levem essa cultura ao seio de suas famílias”, afirmou.

Incentivo
Os alunos premiados estudam no Colégio Estadual Eron Domingues de Marechal Cândido Rondon, e no Colégio Estadual João Cândido Ferreira, de Toledo. Eles ficaram entre os três melhores classificados nas categorias Redator Junior, voltado aos alunos de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, e Repórter Teen, para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.
A aluna Sarah Possamai Kons que ficou em primeiro lugar na categoria Repórter Teen, produziu uma reportagem em vídeo com a orientação da professora de Língua Portuguesa Noeli Poletto Vendrametto. “Eu estou muito feliz com o resultado. Na escola foi bastante trabalhado o tema e a nossa professora incentivou bastante, acho que o incentivo dela foi muito importante”, declarou.
Além de Sarah, foram premiados os alunos: Daniel Antunes Kermann, na categoria Repórter Teen, e Emanuelle Lara Prass e Eduardo Pilarski, na categoria Redator Junior.

Professora Transformadora
Na categoria Professor Transformador, a professora Vera Beatriz Hoff Pagnussatti, do Colégio Estadual Eron Domingues, também se destacou com a segunda colocação. Ela trabalhou a cultura da paz com suas três turmas de 9º ano, como parte de um projeto que já desenvolve na escola desde o início do ano.
“A gente começa o ano trabalhando a questão do bullying, o que veio ao encontro da proposta do concurso, então a gente discute a violência, que está muito presente na vida deles (alunos), mas também como sair desta violência, começando por atitudes simples em casa ou na sala de aula”, relata a professora. Para ela, participar do concurso valeu a pena. “Foi muito bom participar porque é sempre uma oportunidade de envolver os alunos de forma diferente, sair um pouco da rotina da sala de aula. E a língua portuguesa permite que você trabalhe diferentes temas, sem perder o foco do trabalho de leitura, de produção escrita e de oralidade”, completa.

Premiação
Como premiação os alunos levaram para casa: uma televisão 32” para os primeiros colocados, uma bicicleta para os segundos colocados e uma câmera digital para o terceiro colocados, em cada categoria. Já os professores receberam um notebook para o primeiro, um smartphone para o segundo e uma câmera digital para o terceiro colocado na categoria Professor Transformador. Os primeiros colocados em cada categoria a nível regional concorrem agora a nível de Estado.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29