Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Novas ações serão discutidas durante este ano, diz Lineu Wuztke

Em entrevista a Casa de Notícias, o presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lineu Wuztke, avaliou as atividades do ano que se passou e comentou das ações que serão realizadas em 2011 em prol da criança e do adolescente.

04/01/2011 - 14:00


Para Wuztke, 2010 foi um ano de muito trabalho e extremamente importante para estabelecer e organizar algumas políticas. “Tivemos o empenho dos Conselheiros e o apoio da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social. Em março iniciamos uma discussão em torno da problemática da drogadição, envolvendo a criança e o adolescente de Toledo. Nós fizemos várias reuniões com diversos conselhos, órgãos e secretarias municipais. Foram levantadas propostas, o que resultou em um Plano Municipal de Tratamento e Combate a Drogadição. Também foi trabalhado um Plano Municipal de Ação para a Criança e o Adolescente que segue até 2013”. Durante 2010, o presidente do Conselho ainda lembra que foram realizadas várias discussões e reuniões com as diversas Secretarias Municipais que desenvolvem políticas para a criança e o adolescente. As reuniões tiveram como objetivo integrar e discutir ações para os jovens. “A política para a criança e o adolescente está na educação, na assistência social, na saúde, no esporte, na cultura e pode ter outras políticas desenvolvidas e todas devem estar integradas. Este plano municipal integrou todas elas”.

Assassinatos

Com relação ao número de assassinatos envolvendo crianças e adolescentes do Município, Wuztke explica que apesar de não ter todos os números para fazer uma avaliação mais precisa, observa-se a redução do número de assassinatos no ano passado em comparação com 2009. “Apesar de ter tido uma queda no número de assassinatos é preciso continuar em alerta, porque é um problema que pode ser recorrente.  Ainda precisam ser implementadas ações ao combate a drogadição, como, oferecer o tratamento para aqueles que querem sair desta vida. Outra questão que ainda precisa ser discutida é o acesso ao trabalho, pensando na busca de ampliar a profissionalização de alguma maneira e também ampliar o programa do adolescente aprendiz. Isto está em discussão no Conselho, mas neste ano, deve ser colocado na pauta novamente, porque é preciso oferecer alternativas para o adolescente. Ele está no mundo das drogas, porque muitas vezes, é uma atividade rentável. Ele precisa de uma opção do bem que dê a ele uma oportunidade”.

Fundo da Criança e do Adolescente

O presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lineu Wutzke explica como é administrado o Fundo da Criança e do Adolescente. Ele comenta que uma das fontes do Fundo é a Campanha Legal do imposto de renda. Existem outros recursos que podem ser destinados pelo próprio Município ou captados de outros Fundos Estadual ou Nacional. No entanto, a principal fonte tem sido a Campanha Legal e é administrada pelo Conselho. “Em 2010 estabeleceu uma Lei específica para o Fundo, antes a Lei da Política e do Fundo estavam unidos e, a partir deste ano, criou-se uma Lei específica para regulamentar o Fundo”.

2011

Neste ano, segundo Wuztke, o Conselho dará continuidade há ações que não foram encerradas em 2010. “Na medida em que o ano for transcorrendo, o Conselho vai incluir ações conforme a necessidade do momento”.

Sem nome %281144 x 250 px%29