1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Toledo 2030: Diagnóstico será apresentado a candidatos e comunidade

A primeira fase do Projeto de Pesquisa Toledo 2030 foi concluída na última semana. Nos próximos dias, os coordenadores do estudo vão formatar uma carta de compromisso que será endereçada aos postulantes a cargos eletivos em Toledo nas eleições destes anos e a comunidade em geral. Nesta semana, os participantes vão discutir a logística deste processo. A apresentação do documento acontecerá no mês de julho. A data e o local ainda não foram definidos.

25/06/2012 - 15:06


O ex-presidente do Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR), Mário Lopes, lembrou que o Projeto e Pesquisa Toledo 2030 tem como objetivo planejar ações que promovam o desenvolvimento em diversos setores do Município a curto, médio e longo prazo. “O diferencial do estudo foi a participação da população e dos empresários da cidade. Eles participaram da pesquisa e deram as suas contribuições. O projeto – visou primeiramente - identificar os pontos positivos de Toledo atualmente, e, qual o potencial de Toledo até 2030. Diante disso, elaborar um planejamento estratégico para o município”.
Em uma das entrevistas a Casa de Notícias, Lopes comentou que se o Município tiver capacidade de ser pólo na área de agroindústria podem ser criados cursos técnicos nesta área, ou seja, é necessário haver foco nas ações para que quando executadas tenham êxito. “Na primeira fase do Toledo 2030, o IDR e os pesquisadores procuraram reunir propostas para que possam ser ou não executadas a curto e médio prazo. No entanto, cabe ao administrador decidir se a ação deve ser desenvolvida”.
Lopes salienta que após a finalizaçao desta fase, os pesquisadores iniciam a próxima. Conforme o ex-presidente do IDR, a segunda etapa irá contemplar as demandas do Município que precisam de um prazo ou de um estudo maior para serem executadas.

**Pesquisa**
Desde 2010, pesquisadores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR) e a Associação Comercial de Toledo (Acit) formatam o estudo. As sugestões elaboradas – durante a execução do projeto – foram discutidas pela população, especialistas e lideranças de vários segmentos de Toledo.
A metodologia utilizada pelos pesquisadores foi a aplicação de questionários para moradores da cidade. Eles diferiram por classes sociais, faixas etárias e bairros. Na sequência, os estudiosos copilaram os dados. No segundo momento, a pesquisa foi aplicada com alguns empresários da cidade. As respostas foram repassadas para uma planilha e, na sequência, analisadas juntamente com os da população. Por último, a equipe procurou um representante de cada segmento, explicou o projeto e solicitou a possibilidade de contribuir com o mesmo.
De acordo com os pesquisadores, os primeiros resultados foram em torno da falta de planejamento em estrutura em Toledo; melhorias no tráfego na cidade; desenvolvimento da educação e melhorias na saúde, principalmente ao que se refere ao atendimento em especialidades.

Sem nome %281144 x 250 px%29