Os recursos estão garantidos pela Portaria nº 1287, que aprova a primeira etapa do Plano de Ação da Rede de Atenção às Urgências do Estado do Paraná e municípios paranaenses. Os valores estabelecidos para o repasse serão incorporados ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade do estado e dos municípios. As ações custeadas pelo recurso devem ser antes discutidas e pactuadas na Comissão Bipartite (CIB), que reúne gestores do estado e dos municípios.
Com o novo recurso assegurado pelo Ministério da Saúde, estado e municípios paranaenses devem melhorar a manutenção de diversas ações, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), a habilitação e qualificação de Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h), salas de estabilização e atenção domiciliar, além de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Terapia Intensiva Coronariana (UCO).
No sábado (23), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou outra portaria, que aprova a primeira etapa do Plano de Ação da Rede de Atenção às Urgências do Rio Grande do Sul. No ato da assinatura da portaria, em Canoas (RS), o ministro afirmou que o Ministério da Saúde “está estimulando estados e municípios a organizarem redes de assistência para que os serviços funcionem integrados. Com isso, a população terá maior qualidade no atendimento”.
Da Agência Brasil
SAÚDE
Paraná terá R$ 159 milhões para qualificar o atendimento à população
O Ministério da Saúde assegurou, na segunda-feira (25), R$ 159,5 milhões para o fortalecimento da rede de urgências da região metropolitana de Curitiba, beneficiando 27 cidades paranaenses. O objetivo da medida é potencializar a organização da rede de urgência para gerar impactos positivos no atendimento à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



