Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Toledo sediará encontro estadual de academias de letras

Toledo sediará o 8º Encontro Estadual de Academias de Letras do Paraná em meados de 2013. Em 2014, a 9ª edição  será na cidade de Paranavaí. A 1ª promoção aconteceu em União da Vitória, há cerca de 10 anos, contando com participação de apenas três instituições do Paraná e outra de Santa Catarina. A escolha da Academia de Letras de Toledo (ALT), para organizar o evento de 2013 ocorreu no 7º Encontro Estadual de Academias de Letras, em Umuarama, no sábado e domingo últimos, dias 23 e 24 de junho.

26/06/2012 - 11:13


O encontro, promovido pela 1ª vez pela Academia Umuaramense de Letras e Artes (Aula), reuniu dezenas de dirigentes e integrantes de 15 academias de letras, poesia, artes, ciências e filosofia, de 10 cidades de diversas regiões do Estado.
A sessão solene de abertura, alusiva ao 9º aniversário da fundação da Aula, comemorado naquela data, com apresentação de bandeira e hino da instituição e participação de autoridades, lideranças e convidados, ocorreu na Câmara Municipal de Umuarama.
No mesmo local, houve palestra sobre  “Os encontros de academias e o movimento acadêmico paranaense”, a cargo do presidente da Academia Cascavelense de Letras (ACL), Antonio de Jesus, seguida de relatos de avanços e dificuldades enfrentadas pelos dirigentes, além de reuniões plenárias para apresentação e debate de propostas e reivindicações das instituições.
As atividades artísticas e de confraternização, com declamação de poesias e apresentações musicais, a cargo de anfitriões e visitantes, sorteios e distribuição de livros, pinturas de artistas locais e brindes, foram realizadas na Toca do Leão, sede do Lions Clube de Umuarama.
A proposta de sediar o encontro, apresentada pela delegação de Toledo, foi aprovada pela unanimidade dos presentes, que também elogiaram o destaque alcançado pela ALT em apenas um ano de atividades e apontaram o município como modelo de desenvolvimento econômico, social e cultural para todo o Paraná.
O evento de Toledo poderá ter tema central, como os desafios de escrever, editar, divulgar e comercializar livros, além das demais aspirações das instituições, como a criação de associação estadual das academias e assuntos do interesse de dirigentes e autores participantes.
Conforme o presidente da Aula, Wanderlei Bellini, organizar encontro de tamanha importância em Umuarama foi responsabilidade muito grande, mas também orgulho para a instituição, seus dirigentes e acadêmicos.
“Tivemos aqui academias de letras tradicionais, de grandes cidades do Paraná. A presença desses defensores da bela arte fez com que se agregasse mais valor à atividade cultural de nossa cidade”, afirmou.
Presidente de honra da Aula, o prefeito Moacir Silva, destacou que o evento, integrante da programação do 57º aniversário do município, foi mais um incentivo à produção artística de Umuarama.
“Queremos que o encontro sirva de exemplo e inspiração para que  nossos jovens se interessarem mais pela cultura. Além disso, a presença de academias de letras de todo o Paraná inseriu Umuarama entre as referências artísticas do Estado”, acrescentou o prefeito. 
Ao final do evento, foi aprovada a elaboração de documento conjunto, para encaminhamento de reivindicações coletivas das academias de letras à Secretaria de Estado da Cultura.
A recepção e hospitalidade de dirigentes e acadêmicos da Aula, a organização e programação do encontro, a qualidade e diversidade das atrações e a infraestrutura, beleza e limpeza da cidade, foram muito elogiadas pelos participantes.
Entre as instituições presentes estiveram as Academias de Letras do Paraná - com sede em Curitiba -, Umuarama, Toledo, Campo Mourão, Cascavel, Paranavaí, Centro-Sul - sediada em Irati -, Guarapuava e Cornélio Procópio, Feminina de Letras do Paraná, de Poesias do Paraná e Campo Largo e de Filosofia de Campo Mourão, além do Centro Paranaense Feminino de Cultura, União Hispanoamericana de Escritores (UHE) e Sociedade Internacional de Poetas e Escritores (Sipea).
A delegação de Toledo, contou com a participação do 1º vice-presidente da ALT, acadêmico Luiz Alberto Martins da Costa; da 1ª secretária, acadêmica Neida John Pitt; do orador da instituição, acadêmico Miguel Campos Sepúlveda; e do diretor de Biblioteca, acadêmico Lucas Felipe Batista Bispo.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29