Casa de not%c3%adcias 1144x150

Combater o tráfico de drogas e aumentar o efetivo foram fatores abordados por autoridades oficiais na troca de comando do 19º BPM

A cerimônia oficial da troca de comando do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM) foi realizada nesta terça-feira (26), no Teatro de Toledo. A informação da troca foi divulgada pela imprensa dias atrás. O Major Leonel José Bezerra deixará o comando para atuar como subcomandante do Batalhão. Em seu lugar - vem de Curitiba - para assumir o cargo o Tenente Coronel Cezar Leroy Cooper. Durante seis meses no comando, o Major Bezerra procurou fortalecer o grupo e buscar ações para a segurança nos bairros e nos distritos de Toledo. Por sua vez, o Tenente Coronel Cooper – nesta semana – pretende se inteirar dos desafios da unidade, das praças, dialogar com as autoridades civis para verificar quais serão as medidas adotadas com relação a área de segurança, já que, o 19º BPM atende Toledo e outros Municípios ligados a fronteira.

26/06/2012 - 12:59


Em entrevista a imprensa, o novo comandante do 19º BPM o Tenente Coronel Cezar Leroy Cooper, afirmou que a sua filosofia de trabalho é levar a segurança para todas as regiões dos Municípios. “Vou analisar as escalas de serviços – se for necessário alterá-la - para fazermos mais operações na cidade e nos distritos. A Polícia Militar é um policiamento preventivo e deve ser visto nas ruas ou ficar a disposição da população”.
Ações
O ex-comandante do 19º BPM, Major Leonel José Bezerra, agradeceu o empenho dos policiais militares que entenderam as propostas de trabalho e auxiliaram na execução das mesmas. “Agradeço o esforço deles que entenderam as nossas propostas. Tive esta receptividade e o grupo fez importantes apreensões e prisões de suspeitos”.
O Major Bezerra assume o cargo de subcomandante do 19º BPM. “O comandante precisa ter suporte e conhecimento de toda estrutura do batalhão e nesta parte estarei assessorando o Tenente Coronel Cezar Leroy Cooper”.
O subcomandante lembrou que quando chegou ao Batalhão – em janeiro – utilizou como estratégia manter a logística de policiamento. No entanto, o 19º BPM enfrentou dificuldades com a evasão de policiais militares que se aposentaram e o comando regional interviu nesta questão. “Em seis meses - como comandante - consegui reativar o destacamento de Iracema do Oeste; formatar um policiamento diferenciado para os distritos; a atividade de inteligência foi fortalecida e semanalmente realizávamos apreensões de drogas e prisões de suspeitos”.
Ele salientou que o combate ao tráfico de drogas é um fator fundamental para coibir a criminalidade no Município. “Controlando este tipo de crime conseguimos regrar outros que acontecem em função do comércio de drogas”.
Efetivo
O Major Bezerra afirmou que o maior desafio enfrentado por ele como comandante do 19º BPM foi a deficiência na grade de efetivo. “Também precisamos melhorar a infraestrutura do Batalhão; obter novas viaturas, pois 50% das viaturas possem mais de cinco anos de uso e suas manutenções resultam em um elevado custo. Nós precisamos ter novas viaturas e receber novos policiais e, por isso, a vinda de novos oficiais é importante para o Batalhão”.
Sobre este assunto, o Tenente Coronel Cezar Leroy Cooper, comentou que um novo concurso para a contratação de novos policiais militares será realizado neste ano. “Mas, não podemos iludir a população, pois a previsão de aumento só repõe os policiais que estão deixando de atuar. Pretendemos melhorar a segurança para a população”.

Sem nome %281144 x 250 px%29