Para o coordenador estadual de Juventude da Fetaep, Marcos Brambilla, o Salão é um amplo espaço de debates em torno dos principais enfrentamentos da juventude rural como o acesso à terra, à educação no campo e à geração de trabalho e renda. “Esses três temas irão nortear as nossas discussões que, na sequência, serão elencadas em propostas que farão parte da Carta da Juventude Rural a ser enviada às autoridades e às lideranças políticas do nosso Estado”, comenta Brambilla, que está coordenando a realização do evento por meio da Câmara Setorial de Juventude Rural do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Cedraf).
Será por meio dessa Carta, continua Brambilla, que o Movimento Sindical e as demais entidades envolvidas – Emater, Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e Seab – esperam pautar a administração pública com as demandas da juventude rural paranaense buscando construir um Brasil rural com gente feliz e satisfeita. “A Fetaep deseja firmar esse espaço de debates no calendário de todos os envolvidos para que a cada dois anos os jovens do interior sejam ouvidos durante o Salão da Juventude”, afirma.
Segundo ele, o Paraná possui uma juventude rural já qualificada e com vontade de trabalhar. “Resta-nos agora ouvi-los para trabalharmos com mais chances de acertos e com os olhos voltados ao futuro e às necessidades mais urgentes”, salienta. Os participantes do 2º Salão da Juventude foram eleitos nas etapas regionais dos Encontros da Juventude.
Salão da Juventude – O Salão da Juventude, que já está em sua 2ª edição, surgiu de uma demanda oriunda dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Paraná e do Instituto Emater durante as Conferências de Desenvolvimento Rural Sustentável. “Percebemos que a juventude estava carente de um espaço que a ouvisse com exclusividade e de que norteasse suas demandas”, pondera o coordenador estadual de Juventude da Fetaep.
O 1º Salão da Juventude Rural Paranaense, que aconteceu em 2010, em Bocaiúva do Sul, rendeu excelentes frutos à juventude. Dentre eles, a criação da Câmara Setorial de Juventude no Cedraf, com uma cadeira para a juventude rural no Conselho.
Da Assessoria
GERAL
Juventude rural se reúne no litoral paranaense em busca de um campo mais igualitário
De 04 a 06 de julho, cerca de 300 jovens oriundos do meio rural paranaense estarão reunidos durante o 2º Salão Estadual da Juventude Rural debatendo a sucessão rural e a permanência no campo, entre outros temas. O evento – que está sendo organizado pela Câmara Setorial da Juventude, pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), pelo Instituto Emater e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) – visa promover e fortalecer a organização da juventude rural em busca de um campo mais igualitário e com mais qualidade de vida. O encontro acontecerá na Praia de Leste (Litoral), nas instalações da Associação Banestado.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade