A sede própria do Museu será na saída para Dez de Maio, em frente ao futuro Hospital Regional, ao lado da sede do Seminário Verbo Divino e próximo do campus da PUCPR em Toledo.
“É um ganho a mais para a cultura de Toledo, que tem a primeira Casa da Cultura do Paraná e a segunda do Brasil, um Teatro maravilhoso, como o Teatro Municipal, entre outras estruturas públicas. Com este espaço, o Museu terá um local mais adequado para a mostra do seu acervo, que conta a história do município de Toledo, e também poderá ser incluído no roteiro de exposições dos museus de todo o Paraná e também do Brasil”, avalia a secretária municipal de Cultura, Rosangela Reche de Souza. “É mais um equipamento cultural que vai fazer a diferença na cidade de Toledo”, acrescentou, ressaltando que para isso é fundamental a participação da comunidade, prestigiando o local e as atividades que forem aí realizadas.
A previsão é de que a obra seja concluída até o final do ano. Serão investidos cerca de R$ 1,3 milhão na execução da obra, que inclui hall de entrada, salão de exposições, sala para projeção e reuniões, dependências administrativas, depósito para materiais do acervo e documentos impressos, sanitários entre outras estruturas. O imóvel será dividido em dois pisos e contará com uma plataforma elevatória para acesso ao segundo pavimento.
O Museu contará ainda com espaço específico para a mostra dos materiais e documentos da Colonizadora Maripá, responsável pela colonização do município. A Sala Willy Barth, numa homenagem a um dos donos da empresa, que comandou os primeiros anos do desbravamento da cidade, e ex-prefeito de Toledo, reunirá diversos objetos e documentos da colonizadora, que já fazem parte do acervo do Museu Histórico Willy Barth. A obra contará com uma área total construída de 1.085,80 metros quadrados, divididos em dois pisos. A construção será a cargo da empresa Arcemol Pré-Moldados Construtora de Obras, de Céu Azul.
Do total de recursos, 1.218.750,00 são do governo federal, a fundo perdido, e R$ 105.9978,26 de contrapartida municipal.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Começa a construção da sede própria do Museu Willy Barth
A cultura de Toledo teve um novo ganho. Nesta semana começaram as obras para a construção da sede própria do Museu Histórico Willy Barth. Instalado no segundo piso da Biblioteca Pública Municipal, no centro da cidade, o Museu, que resgata um pouco da história de Toledo, através de documentos, fotos, objetos, entre outros materiais que integram o seu acervo, contatará com espaço próprio e adequado para a exposição do seu material. As obras da construção da sede começaram na segunda-feira, 25, com a terraplanagem e demais obras necessárias para o início da construção do imóvel.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



