1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Governo prepara segunda edição de programa de competências para o trabalho

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária vai lançar no segundo semestre uma nova edição do Programa de Desenvolvimento de Competências para o Trabalho no Paraná. Realizado em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e prefeituras, o programa atendeu desde novembro de 2011 cerca de 4 mil pessoas, melhorando sua qualificação para buscar um lugar no mercado de trabalho.

29/06/2012 - 12:24


O programa é voltado para pessoas com dificuldades de inserção no mundo do trabalho, jovens em busca do primeiro emprego, requerentes do seguro desemprego, mulheres chefes de família, aposentados com necessidade de reinserção no mundo do trabalho e mulheres vítimas de violência.
Nos últimos sete meses, foram realizadas 10 Oficinas de Melhoria das Competências, com conteúdo nas áreas de Língua Portuguesa, Marketing Pessoal e Profissional, Empreendedorismo, Relações Interpessoais no Trabalho, Direitos e Deveres do Trabalhador, Redação, Espanhol Instrumental, Matemática Básica, Noções de Informática e Inglês Instrumental.
Para facilitar o acesso dos trabalhadores, as oficinas foram realizadas por meio da modalidade de Educação a Distancia (EAD), com tutores presenciais nas 125 telessalas instaladas nas agências do trabalhador e nos escritórios regionais da Secretaria do Trabalho.
“Com as telessalas, atingimos o objetivo de auxiliar o trabalhador no processo de inserção no mundo do trabalho”, diz o secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli. “O trabalho leva em conta aspectos comportamentais, considerando que muitos têm habilidade técnica, mas enfrentam dificuldades em conseguir uma vaga devido à insegurança para enfrentar processos seletivos.”
O secretário diz que as Telessalas do Trabalhador se tornaram referência para outros estados na área de orientação profissional. “A parceria que criamos com o Instituto Federal e com as prefeituras deu muito certo. Conseguimos implantar um instrumento novo, moderno, abrangente e que dá resultado”, destacou Romanelli.

RESULTADOS – De acordo com a coordenadora da Divisão de Documentação, Orientação e Certificação Profissional da Secretaria do Trabalho, Maria Augusta Araújo, muitos alunos já estão empregados, alguns iniciaram um negócio próprio e outros retomaram seus estudos motivados pela melhora da autoestima e incentivados pelos conteúdos desenvolvidos durante as oficinas.
Maria Augusta conta que, para a segunda edição do programa, a secretaria adquiriu 125 televisores 40 polegadas, Led, Full HD, e 125 aparelhos de DVD, que serão entregues em breve. “A previsão é iniciar o segundo programa no segundo semestre, com infraestrutura melhorada”, afirmou. Os interessados em participar das próximas oficinas de orientação profissional devem procurar a Agência do Trabalhador do seu município e se cadastrar.
Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico equipe.doc@sets.pr.gov.br. O serviço é gratuito.

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29