Casa de not%c3%adcias 1144x150

POLÍTICA

PSDB aponta Janice para executiva; Poletto comemora e diz que seu governo será de continuísmo, mas com liberdade de atuação

Com discurso de unidade e exaltação da mulher o Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB), aprovou na última sexta-feira a aliança com o PP e o nome da ex-secretária de Educação, Janice Salvador, como a então pré-candidata a vice-prefeita da majoritária. Janice foi a última colocada numa prévia interna no partido em Toledo, derrota pelos três outros candidatos Massing, Valdir Helte e Lincon Buquera. Uma articulação de bastidores garantiu que o nome da ex-secretária fosse referendado pela Convenção. O então pré-candidato do PP, João Poletto acompanhou a convenção e disse que o seu governo será de continuísmo, mas com liberdade de atuação.

30/06/2012 - 17:45


Buscando a unidade do partido e destacando a participação da mulher na política a convenção do Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB) foi realizada na noite de sexta-feira (29). Na ocasião aprovaram-se os candidatos a vereadores. Neste pleito devem totalizar 19 candidatos, sendo 12 homens e sete mulheres. Além do nome da ex-secretária de Educação, Janice Salvador, como a então pré-candidata a vice-prefeita da majoritária.

Em entrevista, a então pré-candidata a vice-prefeita, Janice Salvador, disse que ao transitar em diversas áreas da administração percebeu que as principais lideranças ou cargos pertenciam aos homens. Diante disso, o PSDB quer trazer novamente a discussão da presença da mulher na política. “É preciso que as mulheres estejam organizadas, que se invista nas lideranças femininas (no processo de politização) para que elas possam participar com igualdade em todos os processos e instâncias da vida pública”.

Janice afirma que como pré-candidata a vice-prefeita juntamente com o candidato ao executivo, João Poletto, irá dialogar com a comunidade e a municiá-la com informações importantes. “É fundamental ouvirmos a comunidade e reconhecer suas necessidades e desejos para, consequentemente, serem articuladas ações que venham ao encontro dela”.

Ao ser questionada sobre ter ocupado o cargo de uma das secretarias e agora ser candidata a majoritária o que poderia ser mudado no Governo, Janice responde que não poderia precisar algo neste momento, pois os partidos ainda estão discutindo propostas. “A futura gestão pretende criar a sua identidade e o seu modo próprio de fazer e pensar, mas isso vai se consolidar a medida que o processo se desenvolver”.

Janice considera positivo o trabalho realizado na educação e aponta os índices educacionais como credencial para seu diagnóstico.No entanto, ela salienta que a educação é uma área dinâmica e que em cada ano é deparada com novos desafios e necessidades. “Particularmente, neste momento, a educação vive um momento riquíssimo no país, pois se for confirmado que 10% do PIB serão aplicados na educação e se os municípios tiverem equipes, planejamentos e gestores terão condições de fazer um bom trabalho na educação, seja: na ampliação da educação para tempo integral, melhorias das redes, contratação de professores, garantia de 33% de hora-atividade, ampliação na rede de atendimento em educação infantil e muitas outras frentes de trabalho que existe hoje”.

O presidente da comissão provisória do PSDB, Léo Anschau, enfatizou que a presença da mulher sempre foi algo importante, mas que agora tem uma importância a mais em função de uma nova realidade posta no Brasil. “Nós estamos tendo a presença da mulher na condução do nosso país (presidenta Dilma do PT) e isto reflete nas bases. O PSDB – em outras oportunidades – teve em sua organização o grande número de mulheres filiadas ao partido, participando do processo eleitoral em outros tempos, pois criamos uma condição de fortalecer a participação da mulher. Mostrar opiniões diferentes com relação a administração pública, a presença feminina, processo de campanha e também a ocupação de um espaço. Nós estamos felizes por termos a indicação da candidata vice e a vereadoras. Nós teremos um processo apurado e significativo com toda a presença da mulher feminina”.

O vereador, Rogério Massing, que era pré-candidato a vice-prefeito, numa prévia entre os tucanos de Toledo, foi o mais votado para compor a majoritária com Poletto do PP. O vereador recebeu 18 votos, Valdir Helte 15, Lincon Buquera 8 e Janice Salvador ficou em último lugar com 3 votos. . Massing em pronunciamento na tribuna da Câmara declarou que a indicação do seu nome e de Valdir Helte a executiva estadual era uma mostra da autonomia do PSDB local. “Quem define as coisas dentro de casa somos nós, aqui em Toledo. No entanto, o diagnóstico não se confirmou firmando a vontade dos caciques partidários. Na semana passada o deputado federal, Alfredo Kaefer declarou para a imprensa regional que o nome do PSDB na aliança com o PP era Janice Salvador.

Massing com discurso mais ameno justificou a decisão contrária a votação interna, anunciada por ele, na semana passada, como se a indicação do nome de uma mulher fosse uma fato novo, embora a indicação da ex-secretária já era corrente no meio político. “A mulher sempre foi bem-vinda na política e é interessante no processo. Nesta conjuntura de Toledo - um povo conservador e sem dúvida politizado – a Janice é uma pessoa com conhecimento amplo em diversas áreas, mas principalmente em uma que defendo muito e acho que a saída do Brasil: a educação. É preciso formar estas pessoas para que tenham opinião, coragem de investir, para que cresçam e para que tenhamos excelentes trabalhadores e empresários. A Janice é uma pessoa extremamente preparada e conhece o Município”.

Massing justificou sua desistência na disputa. “Às vezes, na vida devemos adiar um sonho. Neste momento, o vereador Rogério adia o sonho de buscar um espaço junto ao Executivo, mas continuaremos o trabalho no Legislativo se assim a população entender que deve levar novamente o Rogério para a Câmara. Eu faço isso com o meu coração cheio de alegria. Somente peço desculpas as pessoas que me escolheram e neste momento não estarei na chapa da majoritária por uma decisão dos partidos da coligação, mas estou muito feliz, porque sei que a mulher vai representar Toledo muito bem, principalmente, a Janice que é técnica. Política ela vai aprender no dia-a-dia. Mas acho que ela já é, porque lida com a classe dos professores, pais e educandos. Tenho uma tranquilidade que Poletto e Janice é uma dupla especial para governar Toledo nos próximos quatro anos”.

Ao ser questionado sobre a participação do partido na base de governo, Massing respondeu que dentro da conjuntura da discussão dos partidos, evidentemente que uma administração não se faz só. “O PP e o PSDB sendo os vencedores deste processo devem entender que os aliados precisam de espaços. Isso é natural, não se ganha mais a vida sozinho e temos que aprender a dividir. Eu como líder do partido cobro isso do PP e do PSDB que todos os aliados tenham um espaço dentro da administração, como isso será fatiado acho que a discussão se faz depois. O importante é saber que os partidos terão espaços. O que não pode é não haver envolvido na campanha e depois achar que tem que ter uma fatia exuberante do processo”.

O vereador Expedito Ferreira, o Gasolina, desabafou que os candidatos que forem eleitos devem respeitar os vereadores. “Que o novo prefeito respeite os vereadores, porque somos nós que lutamos por melhorias na cidade”. Gasolina também mandou recado para os candidatos a vereadores. “A campanha deve ser limpa, porque a população quer saber de propostas, o que você vai defender por quatro anos na Câmara. Cada um deve ter o seu espaço. A comunidade acredita em políticos sérios”.

O vereador, Rogério Massing, acrescentou que realizar uma campanha e convencer o eleitor são fatores difíceis, porém não impossíveis. “O eleitor quer propostas, quer sentir que você conhece o Município. O sonho que temos para Toledo sempre é com a possibilidade de realizar. Acho que todos terão o seu espaço para contribuir para o crescimento, o desenvolvimento e o sucesso de Toledo que é isso que todos nós queremos. Não tenho medo de time bom, mas de time motivado. Vamos em frente”.

Plano de governo

Saúde pública deve ser um dos principais debates nas eleições municipais em todo o Brasil. Em Toledo por conta do resultado do Índice de Desempenho do SUS – IDSUS, que foi o segundo pior do estado, esta realidade não será diferente. Certamente os planos de governo serão comparados. Quanto esta questão o advogado João Poletto disse que o programa de governo ainda esta sendo formatado. “Com a definição das coligações, os partidos terão a oportunidade de opinar na formatação do Plano de Governo. A saúde vai ser o problema de toda a sociedade e claro que daremos uma atenção especial. Não só no discurso, como na prática e ações que serão implementadas. É uma necessidade, até porque no nosso governo nos daremos enfoque para o social. É um continuísmo, mas com liberdade de atuação. O grupo nos apoia, mas a liberdade é total para as decisões da inclusão social. O social será a minha atuação. Tenho uma formação em ciências sociais. Embora, especificamente na área jurídica, mas vou atuar na área social”.

Poletto ainda destacou a conjuntura política nacional, na qual o momento é da mulher. “A expectativa é que a presença da mulher faça ou agregue questão política. A mulher tem muita sensibilidade com o trato com a família e com a administração pública. Foi satisfatório receber a notícia agora na convenção do PSDB que Janice estará comigo”.

Sem nome %281144 x 250 px%29