O Plano, explica a diretora, é um documento institucional que contém o planejamento da Universidade, metas, programas e ações a serem desenvolvidos durante o período de 2012-2016 e revela a direção que se pretende dar à Universidade, com exequibilidade, no que tange a sua manutenção, expansão, melhoria e atendimento à comunidade acadêmica e externa. “No PDI estão explicitados os rumos da Instituição em consonância com o Projeto Político Pedagógico Institucional”, explica Ivete lembrando que o PDI é também uma exigência legal.
No entanto, a existência do Plano é necessária para a autorização de funcionamento das Instituições de Ensino Superior (IES), para implantação de novos cursos, bem como para buscar financiamento junto a órgãos de fomento, dependem do encaminhamento do PDI ao Ministério da Educação e Cultura (MEC); é exigido para o processo de recredenciamento da Instituição, autorização e reconhecimento de cursos pelo Conselho Estadual da Educação, e considerado quando das avaliações externas, inclusive, para a atribuição de conceito institucional. “O processo de elaboração de um PDI para um dado período é de extrema importância e responsabilidade uma vez que, para além das exigências legais, retrata os rumos que a Instituição percorrerá no cumprimento, com qualidade, de sua função social na região. Entretanto, tanto ou mais importante do que elaborar um PDI é acompanhar a concretização das ações nele previstos, identificando os pontos vulneráveis, não executados, replanejando-os”, frisou.
Formulação
A formulação do PDI está se dando por meio de consulta às pró-reitorias, às Direções de campus, de Centro e Hospital Universitário do Oeste do Paraná e aos órgãos suplementares da Instituição, que, após discussão com seus pares/colegiados, encaminham para a Diretoria de Avaliação Institucional (Proplan) as suas projeções. “Esclarecemos que para essas projeções o Relatório Final de Autoavaliação Institucional, de 2011, deve ser considerado uma vez que nele constam os resultados do que a comunidade acadêmica e externa apontou como metas e/ou dificuldades a serem enfrentadas pela Universidade”, diz Ivete reforçando ainda que as projeções serão sistematizadas por uma comissão composta por representantes dos setores/unidades, que posteriormente dará origem a um projeto de PDI/minuta, que retornará às bases para avaliação, e em seguida, para apreciação no Conselho Universitário.
Da Assessoria - Patricia Bosso
EDUCAÇÃO
Diretoria de Avaliação discute formulação do novo PDI
A diretora de Avaliação Institucional do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), professora Ivete Janice de Oliveira Brotto, está promovendo reuniões em todos os cinco Campi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná bem como no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) para formulação do novo PDI.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade