1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Bombeiros são pessoas comuns, cuja responsabilidade é fazer um trabalho preventivo e servir nos momentos difíceis a comunidade, afirma capitão Araújo

Nesta segunda-feira, 02 de julho, é o Dia Nacional do Bombeiro. No Brasil, a história – destes profissionais – surgiu em 1856, quando Dom Pedro II - então Imperador do País - assinou um decreto de Serviço de Extinção de incêndio. Entretanto, a data somente foi oficializada por um decreto no ano de 1954. A Corporação é responsável por realizar salvamentos, resgates de pessoas e animais ou extinção de fogo. Os bombeiros ainda realizam um trabalho preventivo, buscando evitar desde afogamentos até acidentes de trânsito ou domiciliares. Outra forma de atuação dos bombeiros é referente à fiscalização de obras e empresas, a fim de evitar acidentes e verificar a adequação dos extintores de incêndio necessários nestes locais. O Corpo de Bombeiros de Toledo decidiu lembrar a data divulgando o trabalho às escolas e as entidades durante esta semana.

02/07/2012 - 13:54


O comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, capitão Rogério Lima Araújo, disse que a maneira mais adequada de comemorar a data é mostrar o trabalho à comunidade. “Estamos recebendo as crianças no quartel, repassando um pouco do nosso cotidiano e orientações do que elas podem contribuir para um bem-estar na sociedade e melhor condição de vida e segurança. A corporação procura participar de atividades que envolvam crianças e jovens, porque acreditamos que a melhor fase de se educar é esta”.
O capitão Araújo salienta que muitas crianças sonham em exercer a profissão bombeiro, mas este desejo somente se efetiva nas decisões quando se torna um adulto. “Bombeiros são pessoas comuns, cuja responsabilidade é servir e ajudar as pessoas nos momentos difíceis, seja em um acidente ou incêndio. Para nós é muito gratificante o reconhecimento das crianças e de toda a comunidade”.
Ele enfatiza que em muitas pesquisas, a profissão bombeiro é a que apresenta o maior índice das pessoas por apresentar credibilidade. “Em nosso cotidiano procuramos manter esta confiança da população”.
Preparação
O comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo explica antes de atuar, o futuro profissional precisa passar por uma formação. “O preparo é planejado para oferecer uma estrutura ampla para todos os tipos de atendimentos. Os bombeiros precisam ter acompanhamento da saúde, pois é inegável que o profissional acaba sendo atingido por estas situações de desastres. Periodicamente ele precisa ter um acompanhamento psicológico, entre outras áreas, para verificar as condições de saúde”.

**Existe um número de telefone nacional do corpo de bombeiros, que é o 193, tendo como principal função, servir bem à comunidade.**

Sem nome %281144 x 250 px%29