Além do trabalho temático, o evento abordou os trabalhos realizados dentro desta modalidade de ensino, debatendo novas diretrizes curriculares, práticas inovadoras do desenvolvimento positivo do ensino-aprendizagem, e trazendo palestras como “O mapa do Ensino Médio brasileiro”, “Dialogando com as juventudes” e “Novas abordagens das ciências”. O Colégio Agrícola foi uma das 50 experiências escolares selecionadas pelo MEC e apresentadas no Seminário. Representaram a instituição de ensino o Diretor Geral, José Luiz Sagrado e o aluno Vagner Grade, que é presidente do Grêmio Estudantil.
Para Vagner a participação no Seminário foi uma ótima experiência. “Pude conhecer a cidade de Brasilia e saber como funciona a política do Brasil. Também conheci alunos de outras regiões do país, foi interessante ouvir sobre as experiências deles”, afirmou o aluno do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária.
O diretor José Luiz Sagrado também destacou esta troca de experiências como positiva. “É sempre bom renovar ideias e projetos, e discutir a abordagem das políticas que regem a educação entre governo Federal, Estadual e Municipal visando destacar melhores ações em benéfico de uma escola publica de maior qualidade a todos”, disse.
O Colégio Agrícola de Toledo oferta o Ensino Médio Integrado, no qual os alunos recebem aulas da base nacional comum e da base específica da educação profissional. Ele se formam Técnicos em Agropecuária ao final de três anos de aulas em período integral. Com isso, a matriz curricular é de 40 horas semanais, mais o estágio supervisionado e os projetos pedagógicos extra-curriculares. Atualmente 304 alunos estão matriculados na instituição, sendo que destes, 196 ficam alojados na escola de segunda a sexta feira.
No Seminário, o Colégio participou de oficinas onde mostrou alternativas de organização de currículos e de projetos político-pedagógicos em escolas de ensino médio. A instituição foi inclusa no grupo de relatos indicados pelo próprio MEC em função das contribuições que poderão ser dada ao debate sobre a organização as praticas pedagógicas no ensino Médio.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Colégio Agrícola participa do Seminário Nacional do Ensino Médio
O Colégio Agrícola Estadual de Toledo foi convidado pelo Ministério da Educação para participar do Seminário Nacional de Ensino Médio Integrado: Construindo a Política de Ensino Médio para Todos no Brasil, que aconteceu de 26 a 28 de junho, no Hotel Nacional, em Brasília. O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Educação Básica do MEC, e contou com a participação de técnicos do MEC, alunos, professores, gestores e representantes de universidades de todo o país.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Quando a vida me oferece distâncias
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica