1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Frota de veículos em Toledo acresce 8%, mas índice de acidentes no trânsito aumenta em 6,5%, afirma capitão Araújo

No primeiro semestre deste ano, o Corpo de Bombeiros de Toledo já atendeu 796 ocorrências com vítimas no trânsito, deste número 501 acidentes tiveram o envolvimento de motociclistas. Ainda neste período, os bombeiros atenderam 298 colisões entre auto e moto. Somente queda de motociclistas foram 127 casos. No ano passado – também nos seis primeiros meses – a corporação registrou 748 ocorrências, sendo que 449 com motos. No ano passado, os bombeiros registraram 274 choques entre automóveis e motos e, 114 quedas de motociclistas. O comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, o capitão Rogério Lima Araújo, ao analisar o índice relatou que neste ano houve um aumento de 6,5% em comparação ao ano anterior. Ele considerou um dado elevado já que o aumento da frota, neste ano, no Município foi de 8%. No entanto, o capitão salientou que apesar destes índices - desde 2009 – a corporação registra um aumento em média 5% ao ano nos acidentes de trânsito em Toledo.

02/07/2012 - 15:33


O capitão Araújo orienta os condutores a dirigirem com prudência, desta forma, respeitando sempre os limites de velocidade e a sinalização de trânsito. “Muitas vezes, ao socorrermos as vítimas verificamos no local e também comprovamos com as autoridades de trânsito que a maioria dos acidentes acontece devido a imprudência, seja ela: excesso de velocidade e falta de respeito a sinalização”.
Com relação ao índice de vítimas que sofreram queda de moto, o comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, relata que nestes casos o cuidado só dependia do motociclista. “Nós solicitamos as pessoas que zelem por suas vidas, andem em uma velocidade compatível com a da via e transitem com prudência. É preciso haver um respeito mútuo”.
Ele salienta que, infelizmente, o desrespeito ao trânsito acontece em todas as cidades. “Temos vários depoimentos do desrespeito de motocicletas e condutores. O egoísmo no trânsito é grande. É necessário se perder este egoísmo, o condutor deve ser solidário no trânsito e respeitoso”.
Frota
O capitão Araújo ainda compara o índice do aumento de acidentes de trânsito no semestre (6,5%) com o da frota (8%). Ele destaca que é a porcentagem de crescimento é quase igual. “Eu pergunto onde vamos parar? O número de veículos aumenta a cada ano. Logo, se a proporção de acidentes for igual ou semelhante é uma estatística terrível. Nós temos que no mínimo estabilizar o número de acidentes mesmo com o aumento da frota”.
No entanto, o profissional acredita que o ideal seria diminuir o número de acidentes de trânsito. “É inadmissível justificar a elevação do número de acidentes devido ao aumento de frota. É preciso mudar”.
Óbitos
De acordo com o capitão Araújo, o número de óbitos – infelizmente – neste ano se desenha elevado. Em 2011 – durante todo o ano – os bombeiros registraram 27 óbitos em todo o Município, incluindo rodovias. No semestre foram 13 vidas perdidas. Neste ano, no semestre repete-se o resultado, mas o capitão verifica muitos óbitos na cidade. “Este número é o atendimento do Bombeiro, onde óbito foi no local, pois sabemos que muitas vítimas foram levadas em estado grave para os hospitais e depois morreram”.
Educação
O capitão Araújo destaca que para diminuir o número de acidentes de trânsito é precisa haver educação no trânsito, conscientização e atitude dos condutores. “As pessoas podem ter a consciência de dirigir defensivamente, ou seja, se cada um fizer a sua parte, ter uma atitude solidária e respeitosa, pode diminuir os índices de acidentes em Toledo”.

Sem nome %281144 x 250 px%29