Para os professores foram ofertados cursos para o pacote BR Office, com ênfase nos aplicativos Impress, Writer e Calc, e para o JClic, programa de autoria para criação de jogos e atividades pedagógicas em qualquer disciplina.
A professora Marcia Regina Ciambroni foi uma das alunas na turma de Writer. “Eu resolvi participar do curso porque eu realmente não tinha domínio e precisava me capacitar. Com certeza vai ser útil, porque as nossas aulas acabam ficando monótonas se a gente não busca um aprimoramento”, conta a professora.
Já para os agentes educacionais o curso ofertado foi de Introdução a Educação Digital. Voltado a iniciantes, as aulas incluíram o uso do sistema operacional Linux, a navegação segura na internet e como criar e utilizar o e-mail institucional da Secretaria de Educação, entre outros temas. Zilda Lopes Perereira Possamai é agente educacional no Colégio Estadual Jardim Porto Alegre e tinha pouco contato com a informática. “Fazia anos que eu tinha feito um curso de informática, agora eu pretendo continuar praticando, porque comecei a fazer faculdade e isso ajuda muito”, comentou.
Colega de Zilda no curso de Introdução a Educação Digital, o agente educacional Cláudio Ferreira da Cruz afirma que a capacitação o ajudou nas aulas de outro curso: o Profuncionário. “Eu estava estudando o módulo de informática e o curso ajudou bastante. Na verdade eu tinha um conhecimento bem básico, e no Profuncionário agente tem que usar bastante o computador, então foi bom por isso”, relatou.
Segundo o docente da CRTE, Nilton Sérgio Rech, os cursos de softwares educacionais trouxeram aos participantes subsídios para entender as propostas públicas para uso das tecnologias e alternativas de atividades pedagógicas. “É muito importante a busca de práticas significativas e com propostas pedagógicas que utilizem os recursos tecnológicos em favor da aprendizagem,”, opinou o docente. Ele afirmou ainda que quando o assunto é tecnologia é importante se atualizar sempre. “As tecnologias estão presentes, são desafiadoras e precisamos de formação continuada para enfrentar e minimizar as dificuldades em lidar com elas”, finalizou.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Educadores aprendem a utilizar Softwares Educacionais
A Coordenação Regional de Tecnologias na Educação (CRTE Toledo) encerrou na semana passada as aulas dos cursos de softwares educacionais. Ao todo foram 15 turmas e 161 educadores atendidos. Nestes cursos, professores e agentes educacionais tiveram a oportunidade de conhecer os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas, e de repensar suas práticas profissionais neste contexto.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade