“Anteriormente, o número de pneu encontrado em lote baldio pela Secretaria era maior. Hoje, a fiscalização encontra poucos pneus avulsos no Município”.
Os pneus podem prejudicar o meio ambiente e, principalmente trazer consequências sérias para a saúde pública, já que o pneu é considerado o segundo maior local para a proliferação da larva da dengue em Toledo. Hoffman ainda relatou que atualmente o pneu insersível se tornou um produto valioso, pois está sendo utilizado como geração de energia. “Isto leva uma resolução do problema que antes era um problema grande de poluição visual e também o perigo da contaminação do mosquito da dengue”.
Fiscalização
Na reunião em janeiro firmou-se que o proprietário da empresa deveria repassar – mensalmente – os comprovantes de recebimento no primeiro dia útil de cada mês na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Caso alguma empresa não entregue o comprovante pode ser multada em até R$ 60 mil.
**Taxas**
Para o pneu de passeio/camioneta é cobrado o valor de R$ 0,50 fixo; ao pneu de carga é cobrado o valor de R$ 1; de equipamentos “fora de estrada” custam R$ 3 a unidade para entrega. As câmaras e protetores são entregues em fardos de 60 kg e é cobrado o valor de R$ 0,50 o fardo. Pneus de bicicletas devem ser entregues em fardos de 20 kg e de motocicletas em fardos de 10 unidades, cada fardo custa R$ 0,50 para entrega.
Mais informações na Secretaria do Meio Ambiente ou pode levar o pneu diretamente na borracharia do Mãozinha, na avenida Parigot e Souza.
AMBIENTE
Cerca de 1200 pneus são recolhidos mensalmente em Toledo
Aproximadamente mil pneus pequenos e 200 pneus grandes são recolhidos – mensalmente – por Nelson Vilson Braga da Silva, proprietário da Borracharia do Mãozinha. Os materiais são destinados para reciclagem a uma empresa de Curitiba. Esta ideia surgiu a partir de uma reunião com empresários e interessados – em janeiro - promovida pela secretaria do Meio Ambiente para discutir a destinação adequada do material. A logística citada fez com que muitos pneus que antes eram descartados no meio ambiente fossem entregues na Borracharia. O secretário do Meio Ambiente, Delmar Hoffman, disse que diminui consideravelmente o número de pneus encontrados em terrenos baldios pelos fiscais.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados




