Na ZE 75 devem atuar 545 mesários; na ZE 148 serão 392 pessoas auxiliando no dia das eleições e na 201 totalizou 491 mesários.
O analista judiciário, o chefe do cartório da zona 75, Joaquim Bortot, destaca a participação espontânea no programa Mesário Voluntário. O objetivo é cadastrar mesários voluntários, universitários ou não, qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia da eleição. “Aos universitários - que precisam de horas extracurriculares - a justiça eleitoral vai fornecer certidões para que as pessoas possam registrar as horas nas faculdades. O interessado deve acessar o site do TRE Paraná que lá terá um link de mesário voluntário”.
POLÍTICA
Mais de 1400 mesários serão convocados nestas eleições em Toledo
A sociedade é a principal colaborada para que seja realizada a eleição. Ela desempenha atividades – que por Lei – não podem ser executadas por servidores da Justiça Eleitoral. Dentre essas atividades, destaca-se a do Mesário, o responsável por iniciar e finalizar a votação na seção eleitoral. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ele recebe o eleitor, confere a sua assinatura no caderno de votação e libera a urna eletrônica. O mesário ainda garante o sigilo do voto e a tranquilidade no ambiente. Em Toledo foram convocados 1.428 mesários para atuarem nas três zonas eleitorais (ZE) do Município.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Quando a vida me oferece distâncias
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica