Vários vereadores usaram parte do tempo na tribuna para comentar a visita dos pequenos. O primeiro foi o vereador Ademar Dorfshmidt, do PMDB, que elogiou a atitude e atentou para a importância da formação de cidadania nas escolas. "Se todas as escolas fizessem isso, no futuro teríamos pessoas mais conscientes na hora do voto para representar o povo do nosso país". Já, o vereador Adriano Remonti, do PT, convidou os alunos a trazerem sugestões de propostas de melhorias para seus bairros.
Outro que chamou a participação efetiva dos pequenos foi Rogério Massing, do PSDB, que comparou os alunos com os filhos dos legisladores. "Nós temos filhos da idade de vocês e o pedido de um filho mexe com o coração da gente. Então, encaminhem para essa Casa solicitações de reivindicações que trariam benefícios para a escola e os bairros de vocês. Isso poderia ser uma grande novidade na política”.
Vereadores mirins
De acordo com a professora, Ester Correia, o trabalho de pensar política e simular como funciona o processo eleitoral já é feito na escola Walter Fontana. Lá foi desenvolvido o projeto vereadores mirins. Assim como na câmara de verdade, 11 crianças foram eleitas pelos alunos da escola para o ocuparem o cargo.
A professora, responsável pelo projeto, explica que os vereadores mirins elaboram propostas para serem apresentadas aos vereadores de Toledo. "Todos os anos as crianças elaboram e trazem propostas para a Casa. A última foi a implementação de cursos profissionalizantes e do Centro Cultural no grande pioneiro".
A câmara mirim se reúne a cada 15 dias. Além de contar com os 11 representantes eleitos no último mês de maio na escola, conta também com dois assessores mirins. A expectativa para o próximo projeto dos pequenos legisladores será uma proposta para construção de um estacionamento para o Mini hospital, localizado no bairro Vila Pioneiro.
Por Maurício de Olinda
GERAL
Futuros eleitores participam da seção da câmara de Toledo
Alunos da Escolar Municipal Walter Fontana, do bairro Vila Pioneiro, conferiram de perto como é o trabalho de um vereador e, nada melhor que visitar o ambiente de trabalho dos legisladores: a Câmara de Vereadores do município. Foi assim que ocorreu na sessão ordinária da última segunda-feira (2). A iniciativa de conduzir os 60 alunos partiu de professoras da escola. A atitude foi elogiada na bancada pelos legisladores como forma de promover a democracia e a cidadania em Toledo. Os estudantes - do Ensino Fundamental - cantaram o hino nacional (como determina o regimento da casa no início da seção) e assistiram os vereadores discursarem na tribuna antes de se despedirem da aula cívica.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Quando a vida me oferece distâncias
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica