Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Futuros eleitores participam da seção da câmara de Toledo

Alunos da Escolar Municipal Walter Fontana, do bairro Vila Pioneiro, conferiram de perto como é o trabalho de um vereador e, nada melhor que visitar o ambiente de trabalho dos legisladores: a Câmara de Vereadores do município. Foi assim que ocorreu na sessão ordinária da última segunda-feira (2). A iniciativa de conduzir os 60 alunos partiu de professoras da escola. A atitude foi elogiada na bancada pelos legisladores como forma de promover a democracia e a cidadania em Toledo. Os estudantes - do Ensino Fundamental - cantaram o hino nacional (como determina o regimento da casa no início da seção) e assistiram os vereadores discursarem na tribuna antes de se despedirem da aula cívica.

03/07/2012 - 14:35


Vários vereadores usaram parte do tempo na tribuna para comentar a visita dos pequenos. O primeiro foi o vereador Ademar Dorfshmidt, do PMDB, que elogiou a atitude e atentou para a importância da formação de cidadania nas escolas. "Se todas as escolas fizessem isso, no futuro teríamos pessoas mais conscientes na hora do voto para representar o povo do nosso país". Já, o vereador Adriano Remonti, do PT, convidou os alunos a trazerem sugestões de propostas de melhorias para seus bairros.
Outro que chamou a participação efetiva dos pequenos foi Rogério Massing, do PSDB, que comparou os alunos com os filhos dos legisladores. "Nós temos filhos da idade de vocês e o pedido de um filho mexe com o coração da gente. Então, encaminhem para essa Casa solicitações de reivindicações que trariam benefícios para a escola e os bairros de vocês. Isso poderia ser uma grande novidade na política”.
Vereadores mirins
De acordo com a professora, Ester Correia, o trabalho de pensar política e simular como funciona o processo eleitoral já é feito na escola Walter Fontana. Lá foi desenvolvido o projeto vereadores mirins. Assim como na câmara de verdade, 11 crianças foram eleitas pelos alunos da escola para o ocuparem o cargo.
A professora, responsável pelo projeto, explica que os vereadores mirins elaboram propostas para serem apresentadas aos vereadores de Toledo. "Todos os anos as crianças elaboram e trazem propostas para a Casa. A última foi a implementação de cursos profissionalizantes e do Centro Cultural no grande pioneiro".
A câmara mirim se reúne a cada 15 dias. Além de contar com os 11 representantes eleitos no último mês de maio na escola, conta também com dois assessores mirins. A expectativa para o próximo projeto dos pequenos legisladores será uma proposta para construção de um estacionamento para o Mini hospital, localizado no bairro Vila Pioneiro.

Por Maurício de Olinda

Sem nome %281144 x 250 px%29