1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Zeca Dirceu comemora início da licitação dos projetos da Ferrovia de Cascavel a Maracaju no MS

Mais um passo para a implementação de ligação ferroviária no Paraná foi dado na última semana. A Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias publicou edital de licitação para contratação de empresas especializadas na elaboração de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental no trecho de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, passando por Guaíra até Cascavel, no Paraná. Além disso, as obras remanescentes da BR 163 no Contorno de Cascavel foram retomadas nesta semana, após um período de paralisação.

03/07/2012 - 15:50


O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), que sempre priorizou sua atuação em favor das rodovias e ferrovias paranaenses, esteve nesta semana em audiência com o Ministro dos Transportes, Paulo Passos e comemorou as conquistas. Para Zeca, que foi membro da Comissão de Viação e Transportes em 2011, a Ferrovia será fundamental para o escoamento da produção agrícola principalmente até o Porto de Paranaguá. “O governo federal, por meio da Valec, mostra que está empenhado e comprometido em prover o Brasil de ferrovias que possam realmente dinamizar a nossa economia, baratear o custo do transporte e criar um ambiente mais favorável para que os negócios deem certo e para que a agricultura continue sustentando a economia no Paraná”, avalia o parlamentar.
Zeca Dirceu e o deputado estadual Elton Welter já vinham trabalhando desde o ano passado para que a Ferrovia saísse do papel. Inclusive, o edital já havia sido publicado e, por conta de mudanças na direção da Valec, teve de ser cancelado. “Agora é pra valer! O edital foi publicado novamente e esse é um sinal claro de que teremos investimentos maciços no futuro, uma maior geração de empregos e um escoamento mais otimizado da produção agrícola”, declarou o deputado Zeca.
O edital também prevê a contratação de empresas para elaboração de estudos técnicos em trechos da Ferrovia Norte Sul. São eles: trecho Panorama/SP até Chapecó/SC – passando por Cianorte e Campo Mourão/PR - e o trecho de Chapecó até Porto Rio Grande/RS.
BR 163
Obras de manutenção no trecho Toledo/Marechal Cândido Rondon se iniciaram no início de dezembro de 2011. Quanto à duplicação, o Ministério dos Transportes e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) confirmaram ao deputado Zeca Dirceu que o pedido está previsto no PPA, o Plano Plurianual da Anual de 2012 e 2015. A Superintendência do DNIT no Paraná está só aguardando a delegação de competência para licitar o projeto e depois a obra da duplicação.
Contorno de Cascavel
As obras remanescentes de implantação de rota e pavimentação do Contorno de Cascavel foram retomadas no último dia 01, após um período de paralisação devido a decurso de prazo por parte da primeira empresa contratada. Nova empresa já foi contratada e serão investidos R$ 19.874.790,64 no trajeto restante, que corresponde a 17 km, isto é, 27% de todo o Contorno. “As obras no Contorno Oeste de Cascavel irão desafogar o centro da cidade, facilitando tanto o trajeto na BR 163 quanto o deslocamento dentro do município”, explicou o deputado Zeca Dirceu, que recebeu a notícia em primeira mão após uma série de tratativas na Superintendência do DNIT no Paraná e na diretoria-geral do órgão.
Novos editais
O deputado Zeca Dirceu informou ainda que o edital do projeto das obras de adequação da passagem urbana de Marechal Cândido Rondon será publicado até o dia 30 de julho. Até essa data, serão publicados ainda o edital do projeto das obras de restauração com adequação do trecho entre Toledo e Marechal Cândido Rondon e o edital das obras de restauração do trecho entre Cascavel e Toledo.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29