A implementação do sistema (www.gestaofinanceira.sesp.parana) atende a determinação do governador Beto Richa para que a Secretaria da Segurança Pública promovesse a modernização do sistema administrativo das policias. Para dar encaminhamento ao este processo a pasta editou a resolução 90/2012.
Desenvolvido com o objetivo de aprimorar o controle da utilização dos recursos que passaram a ser geridos pelos delegados subdivisionais, o novo sistema está disponível para o lançamento de notas fiscais oriundas de prestadores de serviços e fornecedores. O sistema online permite a vizualização da distribuição de recursos por município, com relatórios que apresentam a compra de serviços de forma detalhada, em tempo real.
O Fundo Rotativo Eletrônico foi desenvolvido pela Celepar, com base num sistema que já vem sendo utilizado pela Secretaria de Estado da Educação há mais de uma década. A previsão é de que as informações compiladas pelo sistema estejam disponíveis para o acesso da população em no máximo 120 dias.
A programação permite com que cada gestor defina mais de um operador, cada um com uma chave específica, que terá a função de alimentar o sistema. O Fundo Rotativo Eletrônico já faz diretamente uma busca pelo CNPJ do prestador de serviço ou fornecedor e, havendo qualquer restrição, impede que a nota seja lançada. Tal medida dá maior credibilidade para as informações registradas pelo sistema.
Desenvolvido em tempo recorde, em menos de 30 dias, o sistema reflete uma série de mudanças pelas quais vem passando o Grupo Auxiliar Financeiro (GAF) da Polícia Civil. “Esta é uma das medidas que passamos a aplicar para qualificar a gestão dos recursos com foco na transparência e no compromisso que a Polícia Civil tem com a sociedade”, afirma o delegado Jairo Estorílio, que assumiu o GAF no mês de julho.
“Estamos num processo de modernização dos nossos sistema para dar respostas mais rápidas à sociedade e aos órgãos de controle como o Tribunal de Contas”.
RESOLUÇÃO
A Resolução 90/2012 confere a incumbência de gerir os recursos do Fundo Rotativo da Polícia Civil para os delegados de polícia responsáveis pelas subdivisões policiais do interior e por seis divisões policiais. De acordo com a determinação, os delegados titulares das divisões e subdivisões terão que elaborar trimestralmente o fundo de acordo com as necessidades e metas prioritárias das unidades policiais.
A resolução ressalta que os recursos do Fundo Rotativo serão destinados ao pagamento de serviços de manutenção e reparos de delegacias e viaturas, aquisição de material de consumo, combustível e alimentação para presos.
A norma estabelece um Fundo Rotativo para cada uma das 20 subdivisões policiais do interior e para as divisões da Capital (DPCap), da Região Metropolitana (DPMetro), de Investigação Criminal (DIC), de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), de Polícia Especializada (DPE) e da Estadual de Narcóticos (Denarc).
VIATURAS
A Secretaria da Segurança Pública também publicou a resolução 099/2012, que disciplina o controle, uso e guarda de veículos oficiais por servidores dos órgãos vinculados à pasta, e cancela 3.177 placas especiais que eram utilizadas por veículos oficiais, de uso reservado, que foram autorizadas pelo Estado entre os anos 2001 e 2010.
Assinada pelo secretário Reinaldo de Almeida César, a medida determina que os veículos serão utilizados exclusivamente na execução dos serviços públicos; veda o uso nos finais de semana e feriados e o transporte de terceiros – salvo para cumprimento do dever funcional. Casos de uso e guarda de veículos para ações ostensivas ou disponibilidade em regime de sobreaviso poderão ser autorizados, desde que atendidas as novas normativas.
Da AE Notícias
Polícia Civil implanta sistema de gestão eletrônico do Fundo Rotativo
A gestão dos recursos disponibilizados pela Polícia Civil para custeio de delegacias e distritos policiais tem uma nova ferramenta de controle e fiscalização. O Fundo Rotativo Eletrônico, que está em funcionamento desde o início desta semana, confere maior transparência na prestação de contas dos 26 gestores das subdivisões do interior e de seis divisões da capital que administram os recursos.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade