Mesmo com o alcance da meta, a vacina continuará disponível em todas as unidades básicas de saúde e em postos volantes organizados pelos municípios até o dia 6 de julho.
“A intenção é vacinar o maior número de crianças possível para manter o vírus da pólio longe do nosso estado”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. Em 2011, quando a vacinação foi feita em duas etapas, os índices de vacinação atingiram 101,67% na primeira etapa e 101,68% da segunda etapa.
A poliomielite é uma doença infecciosa e altamente contagiosa. Ela afeta o sistema nervoso central e leva a pessoa a ter paralisia com deformidades, podendo levar a morte. A transmissão ocorre via fezes de pessoas contaminadas, vias respiratórias, ou alimentos e água contaminada.
Devido às campanhas de vacinação feitas desde a década de 80, a poliomielite foi erradicada no Brasil, no entanto ainda há registros da doença em países da África e da Ásia. No Paraná o último caso da doença foi diagnosticado em 1986, na região metropolitana de Curitiba.
Da AE Notícias
SAÚDE
Paraná atinge meta de vacinação contra a poliomielite
O Paraná vacinou 95% das crianças de zero a menores de cinco anos e com isso atingiu a meta estipulada pelo Ministério Saúde. Até a manhã desta quarta-feira (4), o Paraná tinha vacinado 696.174 crianças e foi o segundo estado a atingir a meta, atrás apenas de Santa Catarina. Este a vacinação será realizada em apenas uma etapa.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade