“Eles [pais] estão valorizando e acreditando cada vez mais na merenda escolar do município”, comemora a secretária municipal de Educação, Railda Moraes.
Um questionário foi elaborado pelas nutricionistas da Secretaria de Educação e enviado aos pais de alunos das 14 escolas municipais. A finalidade foi pesquisar sobre a qualidade da merenda escolar servida pelo município.
No questionário, os pais também aprovam proibir que os filhos levem chips, refrigerante, balas, frituras, bolacha recheada, chocolates e outros alimentos que não façam parte de uma alimentação saudável. “Existiam casos de crianças que traziam esses tipos de alimentos de casa para escola ou compravam no caminho. Achamos que esse comportamento deveria ser mudado porque são comidas ricas em gorduras, açúcares, sal e de baixo valor nutricional; não são considerados alimentos saudáveis para o desenvolvimento das crianças. Porém, nada impede que os alunos possam levar outros tipos de alimentos, como, frutas, sucos naturais e bolo simples”, detalha a nutricionista Gisele Coladello.
O conselho de alimentação escolar (CAE) também se manifestou a favor da iniciativa. Para a conselheira Regina Maria Pinelli, a criança em fase de desenvolvimento necessita de uma alimentação nutritiva, que contribua para o crescimento e desenvolvimento intelectual da criança. “Alimentos como salgadinhos e guloseimas só contribuem para o ganho de peso e futuramente problemas de saúde. Nós, como conselheiros e até mesmo pais, temos que incentivar a atitude de cortar essas guloseimas das nossas escolas. Escola é ambiente de aprendizagem e um lugar adequado para aprender a comer bem e com qualidade”, enfatiza Regina.
Readequação alimentar
Conforme a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Gisele Coladello, através de ações com a educação nutricional realizadas nas escolas do município foram realizadas palestras educativas, com degustação de alimentos. “Ensinamos a preparar pratos simples com aproveitamento de alimentos, sempre direcionando o aluno da rede pública municipal para conhecerem a importância de se consumir alimentos saudáveis e nutritivos; também informamos os malefícios que alguns alimentos consumidos com freqüência podem interferir na nossa saúde”, destaca.
Da Assessoria - Assis Chateaubriand
Conselho de Alimentação e pais de Assis aprovam merenda servida na Rede Municipal
A Secretaria Municipal de Educação de Assis Chateaubriand realizou uma pesquisa no início do ano letivo de 2012 com cerca de 1.300 pais dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, questionando sobre a merenda servida nas escolas. O índice de aprovação foi de 94,2%. O número de crianças que comem a refeição servida pelas instituições de ensino ficou em 97,8%. Quase todos os alunos comem na escola.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 5Jd. Europa recebe início de força-tarefa contra despejo irregular de resíduos
Últimas notícias
- 1Toledo recebe exposição de artista internacional
- 2Toledo recebe exposição de artista internacional
- 3Seca recua no Oeste e Noroeste do Paraná e se agrava no Norte e RMC, diz monitor da ANA
- 4Prefeitura de Toledo inicia construção de 30 casas populares em Vila Nova
- 5Sicredi apresenta novidades do cartão Mastercard Black com benefícios exclusivos para associados