1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Fogos de artifícios não incomodam somente adultos. Som alto pode causar problema de audição nos animais

Geralmente cães ou gatos ficam incomodados com o barulho dos rojões. Dia de decisão no futebol envolvendo equipes com grande apelo popular, como no caso desta quarta-feira (4) não tem jeito, muitos fogos são soltos. No entanto, este barulho pode propiciar problemas de audição aos pets, pois possuem este sentido sensível. Segundo especialistas, sons como os fogos são potencializados em até seis vezes com relação à audição dos humanos. Prevenir e proporcionar um ambiente mais protegido para esses animais pode ser uma saída para proteger o seu bichinho.

04/07/2012 - 12:47


"Como o tímpano dos cães e gatos são mais sensíveis que o do ser humano, o barulho alto causa um estresse muito grande nos animais. Eu mesmo suturei um rottweiler na quarta-feira passada, dia 27 de junho. O cão se machucou porque estava preso no canil, ficou muito agitado com os fogos de artifício e se atirou na grade", conta o médico veterinário Marcos Tulfo, dono de uma clínica em Toledo. A ocasião que o veterinário se referiu foi em conta do primeiro jogo da final da Taça Libertadores da América, entre Corinthians e Boca Juniors.

Para atenuar o estresse dos animais no partida final de hoje, o veterinário recomenda mantê-los em um ambiente fechado, protegido inclusive das luzes produzidos por esses fogos de artifício e ficar perto dos animais, para eles se sentirem mais seguros.  Tulfo também alerta os proprietários para não deixar os animais presos em correntes. "A tendência dos animais quando ouvem e vêem essas explosões é, muitas vezes, fugir e buscar um abrigo. E se caso eles estiverem presos a uma corrente vão se debater e podem se machucar gravemente tentando se desvencilhar", adverte Tulfo. Portanto, nunca deixe seu animal preso caso eles tenham que ficar sozinhos nestes eventos. Deixe-o livre para buscar um abrigo. 
De acordo com especialistas, além do barulho provocado pelos fogos, a luz também é causa estresse, por que os animais associam o barulho às luzes. Animais como as galinhas por exemplo, são foto sensíveis, e a luz atrapalha inclusive na produção de ovos. Além disso, pássaros e animais silvestres podem morrer em razão dos fogos devido a paradas cardiorrespiratórias. Os pássaros, portanto, devem ficar de preferência em locais onde o som seja abafado e coberto.

Por Maurício de Olinda

Sem nome %281144 x 250 px%29