1144x150 %284%29

GERAL

LIRAA aponta 2,2% de infestação do mosquito da dengue em Toledo

O Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAA) realizado no período do dia 3 de janeiro até esta quinta-feira (06), apontou 2,2% índice médio de presença de focos do mosquito transmissor da dengue.

06/01/2011 - 14:44


Conforme o coordenador de Combate a Endemias, Selídio José Schimitt, o resultado é alarmante, pois o município corre risco de epidemia da dengue. “O Ministério da Saúde orienta que para o município ficar livre de chance de ter epidemia o recomendado é ter um índice menor que 1%”, explica.

Foram visitados 1.726 imóveis no perímetro urbano do município, destes 39 foram notificados. “São lançados em um sistema do Ministério da Saúde todas as residências do perímetro urbano, o próprio sistema sorteia 5% das residências de cada bairro para serem vistoriadas. São feitas notificações nos imóveis onde são encontrados larvas do Aedes aegypti”, afirma Selídio.

O bairro que apresentou maior número de notificações novamente foi Vila Industrial, seguido pelo Jardim Explanada. “Realizamos o LIRAA de três em três meses para poder fazer um acompanhamento constante nos imóveis. O próximo está previsto para março”.

Cuidados

O verão é a estação do ano mais propícia para a infestação do mosquito, portanto os cuidados devem ser redobrados. “Infelizmente os principais locais que achamos larvas são em vasos de plantas seguidos por bebedouros de animais, mostrando que a população ainda não esta consciente do risco de epidemia”, afirma o coordenador. “Este clima de calor com pancadas de chuva é ideal para a proliferação do agente transmissor. Os cuidados são os de sempre: não deixar água parada em pneus, vaso de plantas, calhas, dentre outros, lavar pelo menos uma vez por semana os bebedouros de animais, tampar bem a caixa d´água. Neste período de férias, quem vai sair de viagem precisa tomar cuidados com a piscina”, conclui.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29