No LQA, a estudante Lucie Raineau, está pesquisando um novo produto proteíco a base do soro do leite. Segundo ela, o objetivo é aproveitar o soro que por muitas vezes é descartado no meio ambiente e, consequentemente, causa alguns danos ambientais. Diante disso, Lucie realizou diversas análises no LQA na tentativa de criar outro produto. A colega, Nassima Mouississa auxilia nesta pesquisa e desenvolve um trabalho com a água. Elas ainda contaram que na França já desenvolveram alguns produtos como iogurtes, manteigas, sorvetes, entre outros.
Experiências
Outro objetivo que fez com que as francessas realizasse o intercâmbio é a busca de novas experiências e pesquisas nos laboratórios do Brasil. Durante este um mês na região e nas visitas nos laboratórios de pesquisas, elas observaram diversas diferenças nos equipamentos dos Países. Infelizmente, elas consideram que a tecnologia – para este tipo de pesquisa – está mais avançada na França.
Lucie e Raineau realizam as análises no LQA até está sexta-feira (06). No Laboratório, as acadêmicas recebem o auxílio para a pesquisa e na comunição da estudante do curso Técnico em Alimentos, do Senai, Julia Balcewicz Konzen. Após esta semana, elas retomam as pesquisas na indústria Sooro, em Marechal Cândido Rondon.
GERAL
Intercambiárias de escola francesa realizam análises no LQA em Toledo
Nesta semana, as intercambiárias francesas, estudantes do curso de Tecnologia em Alimentos, Lucie Raineau e Nassima Mouississa realizam pesquisas relacionadas ao leite e água – respectivamente - no Laboratório de Qualidade em Alimentos (LQA), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo. As estudantes fazem parte do trabalho conjunto do curso de Tecnologia em Alimentos da Dom Bosco com a Escola L’Enilia Ensmic, localizada na cidade de Surgeres, no litoral da França. Elas estão no Brasil desde junho e devem ficar por mais um mês no País. As estudantes já participaram de estágios no Centro Vocacional da Cadeia do Trigo da FAG, no Laboratório da Frimesa e na indústria Sooro, em Marechal Cândido Rondon.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade