No LQA, a estudante Lucie Raineau, está pesquisando um novo produto proteíco a base do soro do leite. Segundo ela, o objetivo é aproveitar o soro que por muitas vezes é descartado no meio ambiente e, consequentemente, causa alguns danos ambientais. Diante disso, Lucie realizou diversas análises no LQA na tentativa de criar outro produto. A colega, Nassima Mouississa auxilia nesta pesquisa e desenvolve um trabalho com a água. Elas ainda contaram que na França já desenvolveram alguns produtos como iogurtes, manteigas, sorvetes, entre outros.
Experiências
Outro objetivo que fez com que as francessas realizasse o intercâmbio é a busca de novas experiências e pesquisas nos laboratórios do Brasil. Durante este um mês na região e nas visitas nos laboratórios de pesquisas, elas observaram diversas diferenças nos equipamentos dos Países. Infelizmente, elas consideram que a tecnologia – para este tipo de pesquisa – está mais avançada na França.
Lucie e Raineau realizam as análises no LQA até está sexta-feira (06). No Laboratório, as acadêmicas recebem o auxílio para a pesquisa e na comunição da estudante do curso Técnico em Alimentos, do Senai, Julia Balcewicz Konzen. Após esta semana, elas retomam as pesquisas na indústria Sooro, em Marechal Cândido Rondon.
GERAL
Intercambiárias de escola francesa realizam análises no LQA em Toledo
Nesta semana, as intercambiárias francesas, estudantes do curso de Tecnologia em Alimentos, Lucie Raineau e Nassima Mouississa realizam pesquisas relacionadas ao leite e água – respectivamente - no Laboratório de Qualidade em Alimentos (LQA), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo. As estudantes fazem parte do trabalho conjunto do curso de Tecnologia em Alimentos da Dom Bosco com a Escola L’Enilia Ensmic, localizada na cidade de Surgeres, no litoral da França. Elas estão no Brasil desde junho e devem ficar por mais um mês no País. As estudantes já participaram de estágios no Centro Vocacional da Cadeia do Trigo da FAG, no Laboratório da Frimesa e na indústria Sooro, em Marechal Cândido Rondon.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


