1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Capacitação do Programa Bom Negócio Paraná deve iniciar em agosto em Toledo

O Programa Bom Negócio Paraná consiste em capacitar empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas e disponibilizar linha de crédito a juros reduzidos, a partir de 0,58% ao mês, obtida com subvenção do Governo do Paraná. Os empreendedores podem participar de cursos como Gestão de Negócios, Gestão Financeira, entre outros. Na noite de quarta-feira (04) foram apresentados o Programa de Capacitação e linhas de financiamento com juros subsidiados pelo Governo do Estado, além de valores e outras vantagens para as empresas.

05/07/2012 - 13:42


O coordenador do programa Bom Negócio Paraná, João Tigrinho, explica que o Programa tem como objetivo prorpocionar capacitação e oferecer créditos subsidiados para o micro e o pequeno empresário. “O crédito será subsidiado a partir do momento que há capacitação, porém não necessariamente precisa ter a capacitação para acessar o crédito, mas a taxa de juro pode ser maior”. Tigrinho acrescenta que o valor a ser financiado pode variar de R$ 1 mil a R$ 300 mil, com juros subsidiados entre 0,59% a 1,10%.
De acordo com o coordenador do programa, o Bom Negócio Paraná foi idealizado para proporcionar o desenvolvimento local mais forte e aguerrido. “O Programa busca tornar as empresas mais competitivas para o mercado”.
Para o presidente da Acit, Edésio Reichert, muitas associações comerciais buscam capacitar os empreendedores e o Programa irá auxiliar para torná-los competentes na parte administrativa e financeira, estoque e todos os aspectos ligados a uma administração de uma empresa. “O empresário não tem como não depende do crédito. O crédito é igual a ar, ninguém o vê, porém ninguém vive sem ele. O crédito é fundamental para as pessoas físicas e para as empresas”.
O coordenador do Bom Negócio Paraná, Tigrinho, disse que o Programa busca oferecer uma sobrevida as empresas, pois muitas delas fecham com apenas dois anos. “A ideia é dar uma longevidade maior para as empresas e que elas possam se firmar no mercado. A nossa estratégia é proporcionar para aquele pequeno empresário informal que ele se torne formal e possa contribuir para mais geração de emprego e arrecadação de impostos proporcionando o desenvolvimento regional”.
O presidente da Acit, Edésio Reichert, acrescentou que além da sobrevida, o Programa auxilia que muitas empresas saiam da informalidade. “Se observarmos diminuíram as estatísticas de mortalidade das empresas se compararmos com anos anteriores. Mas, mesmo assim temos um grande número de pessoas – independente da razão – que resolvem serem empreendedoras. Um desejo é querer ser e outro é a pessoa ter capacidade para administrar um negócio e uma empresa. Ter condições de melhorar a situação que envolve a empresa que diz respeito a capacitação e o crédito”.
Critérios
Tigrinho comentou que para a segunda fase do Programa neste ano, a coordenação estabeleceu alguns critérios, como que as cidades deveria ser Pólo da Microrregião, possuir mais de 40 mil habitates e ter em vigor a Lei Geral, a qual regulamenta o estatuto da micro e pequena empresa e dá condições diferenciadas para o micro e pequeno empresário. “Os Municípios que vão participar do Programa no segundo semestre são: Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Medianeiro e Toledo”.
Capacitação
A capacitação dos empreendedores vai acontecer por meio do Programa Universidade Sem Fronteiras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo. A capacitação terá duração de 66h em sala de aula e o empresário que necessitar de algum tipo de consultoria terá disponível um mês. Os temas abordados são todos focados na gestão empresarial. Cada turma terá no mínimo 35 alunos e no máximo 50. A previsão de início da capacitação é em agosto.
O coordenador regional da execução do Programa, Geysler Roger Flor Bertolini, explica que a capacitação será ministrada por bolsistas orientados por docentes da Universidade. “Os bolsistas são graduandos ou recém-formados dos cursos de: administração, ciências contábeis, economia e direito. A proposta é que em nosso polo exista três bolsistas recém-formados e dois bolsistas graduandos”.
Os interessados em participar da capacitação do Programa Bom Negócio Paraná devem manter contato com profissionais na sala do Empreendedor em Toledo.

Sem nome %281144 x 250 px%29