1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Estudo coloca Cascavel e outras quatro cidades do Oeste do Estado entre as 100 mais digitais do Brasil. Toledo não está na lista

Dentre as 100 cidades mais digitais do Brasil, de acordo com o Índice Brasil de Cidades Digitais, elaborado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) em parceria com a Momento Editorial, a região Oeste do Estado está representada por quatro cidades: Cascavel que aparece na 11º, Nova Aurora em 40º, Foz do Iguaçu em 56º e Matelândia no 66º lugar. Toledo não aparece no ranking. A capital paranaense Curitiba lidera o ranking, está em primeiro lugar. Outros três municípios do estado além das cidades do oeste e a capital paranaense aparecem na classificação, são eles: Londrina (16º), Ibiporã (51º), Pitangueiras (80º).

05/07/2012 - 14:02


A pesquisa classificou as cidades de acordo com o grau de acesso à internet e nível dos serviços digitais fornecidos a seus habitantes, numa espécie de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que, em vez de indicadores sociais, tem como foco a cidadania digital.
Os municípios foram agrupados em seis níveis de desenvolvimento digital. A edição deste ano mostrou que boa parte dos municípios analisados conseguiu avançar de posição. Dos 100 participantes, 30 já estão no grau intermediário de desenvolvimento digital (o equivalente ao nível três, numa escala de um a seis). Na primeira edição do estudo, realizada no ano passado, apenas quatro das 75 cidades analisadas estavam nesse estágio. Em síntese,
o ranking sinaliza um aumento nos investimentos em tecnologia tanto para melhorar os processos de gestão pública como os serviços prestados ao cidadão.

Sem nome %281144 x 250 px%29