“Somos o primeiro banco fora do eixo Sul e Sudeste do Brasil, a ter um Banco de Ossos. Estamos ainda no início e não conseguimos captar tecido ósseo de um doador que já morreu, mas se a gente conseguir captar em dois pacientes apenas a cabeça do fêmur já dá para iniciar [o transplante]”, disse o médico.
De acordo com o ortopedista, é preciso fazer um trabalho de convencimento das pessoas sobre esse tipo de doação, no caso de pessoas que já morreram, pois há dois aspectos importantes. Primeiro eles acham que o corpo vai ficar mutilado. “Isso não acontece a gente reconstitui os ossos com material adequado com pinos especiais para não ter prejuízo na hora de fazer o sepultamento”, explicou. O outro é que nas regiões Norte e Nordeste há uma cultura em que a família guarda as cinzas dos ossos e isso dificulta a doação.
Ele conta que nas duas primeiras chamadas atendidas pelo banco, as famílias doaram os órgãos, mas negaram a fornecer o tecido ósseo. “Então é preciso superar esse mito em nossa região para que futuramente possamos atender a outros estados”, disse o ortopedista. “Espero que as pessoas tenham consciência de que outras pessoas precisam de um transplante ósseo e ajudem”, completou.
Segundo ele, muitos pacientes dependem de transplante na parte do quadril. “Só no meu setor, já temos cadastradas mais de 200 pessoas que estão em cadeira de rodas”, relatou. O banco inicialmente vai atender apenas usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Mas também temos pretensão no futuro atender o setor privado.”
Marques conta ainda que existem outros bancos de ossos em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul e no Paraná.
Da Agência Brasil
SAÚDE
Ortopedista alerta para importância da doação de tecido ósseo
A Região Nordeste já conta com um Banco de Ossos. A primeira unidade, localizada em Recife, pertence ao Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira e tem como coordenador o ortopedista Cláudio de Oliveira Marques. Ele é o responsável por captar e preservar para enxerto futuro a cabeça do fêmur descartada de pessoas operadas ou daquelas que já morreram.
Mais lidas
- 1Mutirão em Vila Nova levará cuidado integral à população idosa
- 2Prefeitura de Toledo instaura processo administrativo do Hospital Regional
- 3Paraná recebe 332 mil vacinas contra a gripe para início da campanha no próximo sábado
- 4Começa a 4ª Oster Toledo no Parque Ecológico Diva Paim Barth
- 5Educação que transforma: Faculdade Donaduzzi conquista selo nacional inédito no Oeste do Paraná
Últimas notícias
- 1Mapa do Turismo no Campo é lançado com 13 atrativos rurais em Toledo
- 2Safra de verão da soja caminha para o fim com 82% já colhida no Paraná
- 3Escola de Pais aborda alimentação saudável em evento aberto à comunidade escolar
- 4Atendimento odontológico do Jardim Pancera será realizado na Vila Industrial durante etapa final de obra
- 5GT Tributário da ACIT avança na organização do primeiro evento de 2026 sobre Reforma Tributária



