De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Eva Duarte Tizzini, a escolha do professor João Luiz Gasparin, se deu em razão de que ele trabalha na área da pedagogia histórico-crítica. Além de trabalhar junto à área de Educação o professor publicou o livro “Uma didática para a pedagogia histórico-crítica”.
Oficina
No período da tarde, os professores participaram de oficina com o objetivo de obter informações sobre a elaboração do planejamento das aulas, o uso das horas-atividades, entre outras, a serem repassadas posteriormente a outros professores, subsidiando o trabalho destes.
Conforme o professor João Gasparin, sua contribuição aos participantes da oficina foi no sentido de trazer para as salas de aula o pensamento e a pedagogia histórico-crítica de Saviani, a teoria de aprendizagem do conhecimento do materialismo histórico dialético a partir dos fundamentos de Marx e a teoria histórico cultural de Vigotski.
“Durante a manhã passei uma didática a partir da leitura desses teóricos” disse ele, ao explicar que durante a oficina, à tarde, os professores se reuniram em grupos e cada grupo fez planejamento com um tema sobre esta matéria teórica”. A oficina serviu para que os participantes colocassem em prática aquilo que foi apresentado a eles durante a manhã.
Para Gasparin é importante o planejamento. “Aqui os professores aprendem um novo processo de como se realiza um planejamento, sob uma nova perspectiva, uma nova maneira de ensinar e de conduzir o processo de ensino e aprendizagem”.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Etapa do Programa de Educação Continuada é realizada no Campus de Toledo
Coordenadores e diretores das 35 escolas municipais e dos 22 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Toledo participaram , nesta semana, junto ao mini auditório do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), de mais uma etapa do Programa de Educação Continuada 2012. Pela manhã, aproximadamente mil professores assistiram palestra “A didática da pedagogia histórico-crítica”, ministrada pelo professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), João Luiz Gasparin, no Teatro Municipal de Toledo.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


