O gerente da unidade, Jozimar Polasso, explica que nos seis primeiros meses deste ano a equipe enfrentou algumas dificuldades na agência devido a transição do sistema. “A Agência tinha a vaga disponível e para não deixar o trabalhador desamparado decidi imprimir a lista e anexá-la no mural. Por diversas vezes, os profissionais direcionaram o trabalhador para o emprego, porém sem a carta de encaminhamento. Por isso, houve esta diminuição no número de pessoas colocadas no mercado de trabalho. Acredito que direcionamos em torno de 500 pessoas sem a carta. Com isso, perdemos as colocações”.
No entanto, apesar de ter diminuído o percentual de pessoas inseridas no mercado de trabalho, Polasso relata que a Agência conseguiu cumprir a sua meta de 150 pessoas colocadas mensalmente no mercado e já bateram a anual que é de 1800.
Vagas
Polasso salienta que as principais vagas ainda disponíveis na Agência são as operacionais. Elas totalizam em média 600 vagas. Ele acrescenta que estas vagas são para frigoríficos, indústria farmacêutica e de fios. Também há vagas direcionads para diversos setores, como vaga de produção, supervisor farmacêutico, engenheiro, entre outros.
O gerente da unidade disse que a principal dificuldade enfrentada pela Agência no momento do candidato preencher a vaga é a qualificação profissional. “Muitas pessoas não buscam a qualificação. Por exemplo: algumas saem de um frigorífico como operador de produção e querem ser inseridas no mercado de trabalho como um assistente administrativo. É uma dica que antes das pessoas buscarem a oportunidade que elas se qualifiquem para a função que tem interesse em desenvolver no mercado”.
Seguros Desempregos
Em anos anteriores, a Agência do Trabalhador possuía uma média mensal de até 600 encaminhamentos de seguros desempregos. Segundo Polasso, a maior média neste semestre foi 574 em maio e a menor foi 262 em março. “A Agência do Trabalhador teve uma diminuição de mil seguros desempregos. Isto representa que são mais mil pessoas trabalhando formalmente com carteira assinada neste ano”.
GERAL
Inserção de pessoas no mercado de trabalho diminui em média 30% no primeiro semestre deste ano em Toledo, conforme dados da Agência do Trabalhador
De janeiro a junho deste ano, a Agência do Trabalhador de Toledo inseriu no mercado de trabalho 1.693 pessoas. Com relação ao índice no ano passado o resultado apresenta uma diminuição de aproximadamente 30%, quando totalizou 2.206 profissionais no mesmo período. O gerente da unidade, Jozimar Polasso, justificou a queda devido a transição do sistema na Agência. Outro dado apresentado por ele foi a inserção de 36 pessoas com algum tipo de necessidade especial no mercado neste semestre. No ano passado foram 40. Um dado positivo apresentado por Polasso foi a diminuição de 36% no encaminhamento do seguro desemprego. No período, a Agência encaminhou 2.726 seguros e no ano passado – nos seis primeiros meses - foram 3.726.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 2Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 3Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 4Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 5Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná