Segundo o pesquisador Mário Takahashi, serão apresentados resultados da pesquisa na base náutica do município, feita em parceria com a Associação Técnica das Indústrias de Mandioca do Paraná (Atimop) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Entre os destaques estão duas novas cultivares de mandioca, IPR União e IPR Upira.
Takahashi salienta que a IPR União produz em torno de 20% mais amido que a média das outras variedades, o que pode representar ganhos na comercialização de até 30%. Takahashi afirma também que a linhagem é considerada tardia, porque o ideal é que seja colhida entre 15 e 24 meses após o plantio. “A União produz praticamente a mesma quantidade que outras variedades. Mas como o mais importante é o teor de amido, ela cumpre bem o seu papel”.
ALIMENTO - A IPR Upirá, tem o nome indígena que significa alimento e leva em torno de 20 minutos para cozinhar, quando a média é de 30. “O consumidor sempre prefere a variedade que fica pronta mais rápido”, salienta o pesquisador. Takahashi explica que a Upira tem alto teor de carotenóides, precursor da vitamina A. “Não podemos comparar com outros alimentos, como a cenoura, mas essa mandioca poderá suprir parte das necessidades diárias de ingestão dessa vitamina”.
O agricultor poderá colher a mandioca Upirá um ano após o plantio, quando a maioria dos produtores já colheu e vendeu a produção. “Isso pode possibilitar preços melhores na comercialização, já que a oferta do produto será bem menor”, diz o pesquisador. As duas linhagens ainda estão em fase de registro no Ministério da Agricultura. A expectativa é que até o fim do ano elas sejam lançadas.
Além de novas cultivares, os participantes também vão receber informações sobre adubação e controle de pragas e plantas daninhas. No final do dia de campo está prevista uma atividade recreativa. Um arrancadão de mandioca vai definir quem arranca um pé de mandioca em menos tempo e com maior peso. As inscrições são de graça e podem ser feitas pouco antes de o evento começar.
Da AE Notícias
PECUÁRIA
Iapar apresenta duas novas variedades de mandioca
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) realiza nesta quarta-feira (11) em Marechal Cândido Rondon, Oeste do Estado, o 9.° Dia de Campo da Mandioca. São esperados 800 professores e estudantes, agricultores e agrônomos que trabalham na região.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade