Números que poderiam ser diminuídos, segundo Marcus Tabox, médico e cirurgião oftalmologista da Unimed Costa Oeste, se o diagnóstico fosse realizado precocemente. “O problema se intensifica porque algumas doenças oftalmológicas não apresentam sintomas e outras, quando se manifestam, já estão em estágios avançados”, observa o médico. “Visitas anuais ao oftalmologista e exames preventivos, como verificar a pressão dos olhos, constatam alterações e possibilitam o tratamento adequado e dentro do tempo capaz de reverter os danos causados pela doença”, complementa Tabox.
Principais Doenças
As altas estatísticas contemplam duas doenças: Glaucoma – que não tem cura - e Catarata. Esta última, por sua vez, é responsável por 48% da cegueira reversível no mundo. “O tratamento é sempre cirúrgico. As incisões são de dois a três milímetros e não necessita de pontos. Com a evolução da técnica, o pós-operatório é rápido e o paciente pode exercer atividades rotineiras dentro de quatro dias”, explica o médico oftalmologista da Unimed Costa Oeste.
Cuidados na Infância
Os cuidados devem começar na infância. “A Catarata congênita é a principal causa de cegueira infantil. Pode ser hereditária, porém, muitas vezes está ligada a Rubéola”, avisa o cirurgião oftalmologista. Depois do parto, o Teste do Olhinho é exame obrigatório.
Da Assessoria
SAÚDE
Dia Mundial da Saúde Ocular: prevenção é o melhor remédio
Dia 10 de julho é o Dia Mundial da Saúde Ocular. A data foi instituída para alertar a população sobre os cuidados com a saúde dos olhos e chamar a atenção para as medidas de prevenção da cegueira. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), no censo demográfico realizado em 2010 no Paraná, mais de 1,4 mi pessoas possuem algum tipo de dificuldade visual, destas, 295 mil já possuem deficiência em enxergar e, aproximadamente 26 mil são cegas.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 3Toledo sedia reunião de secretários de Saúde dos municípios da 20ª RS
- 4Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro


