Durante o evento, o líder do Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura (GEMAq), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, o professor Dr. Aldi Feiden, apresentou o projeto solicitando que a sexta edição fosse realizada no Paraná, pois o Congresso acontece a cada dois anos. “Nós dialogamos com a organização a nossa proposta e obtivemos uma resposta positiva por unanimidade”.
Segundo Feiden, o Congresso – sendo realizado no Paraná – vai consolidar o curso de engenharia de pesca perante a comunidade científica. “São poucas as pessoas que tem a oportunidade de viajarem para os Estados do Norte para apresentarem os resultados de suas pesquisas e participarem dos debates já que o Congresso é considerado o maior evento na área de aquicultura”. Ele acrescenta que os grupos de estudos do Paraná poderão apresentar quais são as atividades realizadas na região e no Estado.
O docente salienta que participam do Congresso vários pesquisadores estrangeiros. De acordo com Feiden, isto fortalece o segmento e, principalmente, dá visibilidade aos cursos e aos grupos do Estado. “Acreditamos que novas parcerias podem ser fortalecidas neste período. Além de inserirmos o Paraná neste cenário”.
O profissional destaca que o próximo Congresso terá como lema “Produzir qualidade com sustentabilidade”. As entidades organizadoras pretendem reunir mais de 1,5 mil pessoas e existe a ideia de montar uma Feira do Produtor e trazer empresas que atuam na aquicultura.
Feiden disse que as instituições se reunirão ainda neste mês para oficializar o projeto. “Nós iremos discutir a programação do evento, buscar recursos para a infraestrutura, logística e definir os palestrantes”.
O VI Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática será realizado na segunda quinzena de agosto de 2014. O evento em Foz do Iguaçu é em parceria com o curso de engenharia de pesca da Unioeste, Itaipu Biancional e Instituto Federal.
**Edição**
Na última edição realizada na semana passada aproximadamente 12 pesquisadores do GEMAq apresentaram mais de 20 produções científicas no Congresso. O professor Dr. Aldi Feiden participou da mesa-redonda com o tema “Uso sustentável de reservatórios”.
GERAL
Paraná será sede, pela primeira vez, do principal Congresso em Aquicultura
A comunidade científica, profissionais de áreas tecnológicas, empresários e demais interessados na área de aquicultura e biologia aquática tem o destino confirmado para o VI Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática. Pela primeira vez, o Paraná será sede do Congresso. O Município escolhido foi Foz do Iguaçu. A cidade possui infraestrutura e logística adequada para receber os visitantes. Além de ser destaque no cenário mundial na área do turismo. A última edição foi realizada na semana passada em Palmas (TO). O tema norteador foi “Unir, Consolidar e Avançar”. O objetivo foi refletir importantes necessidades da pesquisa eum aquicultura. No Congresso, diversos grupos de pesquisa trocaram informações e experiências, e, principalmente divulgaram resultados da ciência aquícola.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Quando a vida me oferece distâncias
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica