Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Paraná será sede, pela primeira vez, do principal Congresso em Aquicultura

A comunidade científica, profissionais de áreas tecnológicas, empresários e demais interessados na área de aquicultura e biologia aquática tem o destino confirmado para o VI Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática. Pela primeira vez, o Paraná será sede do Congresso. O Município escolhido foi Foz do Iguaçu. A cidade possui infraestrutura e logística adequada para receber os visitantes. Além de ser destaque no cenário mundial na área do turismo. A última edição foi realizada na semana passada em Palmas (TO). O tema norteador foi “Unir, Consolidar e Avançar”. O objetivo foi refletir importantes necessidades da pesquisa eum aquicultura. No Congresso, diversos grupos de pesquisa trocaram informações e experiências, e, principalmente divulgaram resultados da ciência aquícola.

10/07/2012 - 14:53


Durante o evento, o líder do Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura (GEMAq), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, o professor Dr. Aldi Feiden, apresentou o projeto solicitando que a sexta edição fosse realizada no Paraná, pois o Congresso acontece a cada dois anos. “Nós dialogamos com a organização a nossa proposta e obtivemos uma resposta positiva por unanimidade”.
Segundo Feiden, o Congresso – sendo realizado no Paraná – vai consolidar o curso de engenharia de pesca perante a comunidade científica. “São poucas as pessoas que tem a oportunidade de viajarem para os Estados do Norte para apresentarem os resultados de suas pesquisas e participarem dos debates já que o Congresso é considerado o maior evento na área de aquicultura”. Ele acrescenta que os grupos de estudos do Paraná poderão apresentar quais são as atividades realizadas na região e no Estado.
O docente salienta que participam do Congresso vários pesquisadores estrangeiros. De acordo com Feiden, isto fortalece o segmento e, principalmente, dá visibilidade aos cursos e aos grupos do Estado. “Acreditamos que novas parcerias podem ser fortalecidas neste período. Além de inserirmos o Paraná neste cenário”.
O profissional destaca que o próximo Congresso terá como lema “Produzir qualidade com sustentabilidade”. As entidades organizadoras pretendem reunir mais de 1,5 mil pessoas e existe a ideia de montar uma Feira do Produtor e trazer empresas que atuam na aquicultura.
Feiden disse que as instituições se reunirão ainda neste mês para oficializar o projeto. “Nós iremos discutir a programação do evento, buscar recursos para a infraestrutura, logística e definir os palestrantes”.
O VI Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática será realizado na segunda quinzena de agosto de 2014. O evento em Foz do Iguaçu é em parceria com o curso de engenharia de pesca da Unioeste, Itaipu Biancional e Instituto Federal.

**Edição**
Na última edição realizada na semana passada aproximadamente 12 pesquisadores do GEMAq apresentaram mais de 20 produções científicas no Congresso. O professor Dr. Aldi Feiden participou da mesa-redonda com o tema “Uso sustentável de reservatórios”.

Sem nome %281144 x 250 px%29