Estes novos investimentos do Município, estimados em R$ 200 mil, integram as ações do Programa Cultivando Água Boa que a Prefeitura mantém em conjunto com a Itaipu Binacional. Nesse sentido, o Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o Município e a Itaipu Binacional dão continuidade às parcerias para tornar a Estação Experimental de Entre Rios do Oeste num centro de referência em agroecologia.
Benefícios e melhorias
Antiga Base Náutica de Entre Rios do Oeste, que passou a pertencer ao Campus rondonense da Unioeste no ano de 2008, foi transformada na Estação Experimental de Entre Rios do Oeste e possui 99,64 hectares.
A Estação está vinculada ao Núcleo de Estações Experimentais do Centro de Ciências Agrárias (NEE/CCA) e à direção geral de Campus, destinando-se ao desenvolvimento de pesquisas, atividades de extensão, treinamento e capacitação de agricultores e filhos de agricultores buscando, principalmente, o fortalecimento da agricultura familiar, de Baixo Carbono (ABC) e a agroecologia, entre outras atividades fomentadas pela comunidade acadêmica e os parceiros.
Desde o início das atividades na área a parceria entre a Unioeste e o Município de Entre Rios do Oeste vem sendo cultivada e adquiriu dimensões mais concretas com o apoio à implantação da infraestrutura da Estação Experimental, composta por um Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias à Agricultura Familiar com sala de aula, auditório e alojamento (598,0 m2); um Viveiro para processamento de sementes de espécies nativas e produção de mudas (449,09 m2), um Galpão de Máquinas e Equipamentos (526,06 m2) e uma Unidade Administrativa (96,0 m2).
Os recursos para as obras foram obtidos junto a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior/Unidade Gestora do Fundo Paraná (Seti/UFG) no ano de 2010 e o Município realizou os serviços de terraplanagem, com investimentos que somam mais de R$ 72 mil entre o período de 2010 a 2012.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Campus de Rondon firma convênio com Entre Rios do Oeste
O diretor geral do Campus de Marechal Cândido Rondon, Paulo José Koling, e o prefeito de Entre Rios do Oeste, Elcio Luiz Zimmermann, assinaram convênio que viabilizará a conclusão das obras da Estação Experimental de Entre Rios do Oeste. Pelos termos do convênio, o Município de Entre Rios realizará a urbanização do acesso interno da sede da Estação, obras de calçamento, galerias pluviais, calçada de passeio da rua de acesso e estacionamento, a construção de parte da cerca de proteção e disponibilização de serviços de vigilância.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
- 5Nota Toledo faz mais um sorteio e orienta empresas sobre como solicitar prêmios
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



