Fiorentin confirma o número de 22 aparelhos auditivos que a clínica Champagnat distribuí por mês aos pacientes SUS. Ele também confirma que existem por volta de 730 pacientes na fila de espera para receber o aparelho. Além disso, ele relata que já enviou ofícios para Ministério da Saúde em Brasília para tentar solucionar este problema. Porém, Fiorentin disse que até o momento não obteve resposta. Ele também cogita pedir ajuda para a 10ª Regional de Saúde de Cascavel para atenuar a situação. Cascavel é é considerada de alta complexidade no Programa Nacional de Saúde Auditiva do Governo Federal e, por isso, tem mais verbas que a 20ª Regional que é considerada de média complexidade, e assim recebe menos verbas. Fiorentin garante que nunca recebeu nenhuma reclamação de pacientes na Regional. Nesta quarta-feira (11), o diretor completa 68 dias a frente da Regional.
Sobre a questão do documento apresentado à reportagem pela proprietária da Clínica, uma Portaria Nº 389 de três de março 2008, que a regional de Toledo deveria receber mensalmente R$ 44.189,78 para, além de comprar os aparelhos, realizar exames e fazer o acompanhamento fonoaudiólogo. Porém, segundo a Neyza, a clínica recebe apenas R$19.600 por mês da Secretária de Saúde do Estado, órgão que recebe as verbas do Ministério da Saúde e repassa as clínicas convêniadas. Ao ser questionado neste ponto Fiorentin garante que vai chamar a fonoaudióloga para conversar sobre o assunto.
Para ler na integra a matéria: "Denúncia: Pacientes SUS batem recorde de espera por aparelhos auditivos", clique no link a seguir. http://www.casadenoticias.com.br/noticias/9353?page=1135.
Por Maurício de Olinda
SAÚDE
Diretor da 20ª Regional de Saúde responde denúncia sobre a demora para se obter um aparelho auditivo pelo SUS
O Diretor da 20ª Regional de Saúde do Paraná, Odacir Fiorentin, entrou em contato com a reportagem da Casa de Notícias para responder as denúncias que foram postadas na matéria: "Denúncia: Pacientes SUS batem recorde de espera por aparelhos auditivos", vinculada no portal na última terça-feira, dia 10. A reportagem alerta para o fato de que seriam necessários aproximadamente seis anos para todos os pacientes que aguardam na fila de espera para um aparelho fonoaudiólogo serem contemplados, de acordo com as contas da proprietária da Clínica Champagnat e fonoaudiologia, Neyza Mara Casas Pinto. A clínica é a única da 20ª Regional licenciada para prestar o atendimento dos pacientes SUS.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade