Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Estoques do Banco de Sangue de Toledo estão até 35% mais baixos

Com as baixas temperaturas registradas nesta época do ano muitas pessoas deixam de doar sangue. Por isso o Banco de Sangue (BS) de Toledo já encontra dificuldades em obter estoques de alguns tipos sanguíneos, segundo informações da assistente social Ivanice Premiere. Um dos motivos mais comuns da falta de procura dos doadores é a alta taxa de pessoas que estão com gripes neste período. Ela explica que este é um dos impedimentos para a pessoa doar sangue. Ivanice alerta que o estoque está de 30 a 35% abaixo do normal. Diante disso, os assistentes sociais mantém contato com as pessoas cadastradas para verificar a possibilidade de doar sangue.

12/07/2012 - 13:38


De acordo com as informações da assistente social, o tipo sanguíneo que está mais em falta é o "O" negativo. "Este é o tipo mais importante para o hemocentro, justamente porque o "O" negativo é o tipo universal, que pode ser usado para pacientes de todos os tipos sangüuneos" .

O Banco de Sangue de Toledo necessita com urgência este tipo de sangue e pede para quem possuí este tipo e não estiver com problemas de saúde que venha doar na sede do BS, que fica na rua Almirante Barroso, 2490 - Centro.

Doador
Outros requisitos para quem quiser doar sangue é estar bem alimentado e pesar acima de 50 kg. A idade mínima é de 16 anos, mas o menor de idade deve estar acompanhado dos pais. O procedimento é simples e dura em torno de 40 minutos à uma hora. Ao chegar no Banco de Sangue o doador responde a um questionário. É examinado por um médico e submetido a um teste simples de anemia. Caso não seja constatado nenhum problema é recolhido o sangue. Quem doa recebe uma carteirinha de doador, que além de vir com resultados de exames feitos no BS, também dá direito a vários descontos em cinemas e comércio espalhados pelo país.

Por Maurício de Olinda

Sem nome %281144 x 250 px%29