Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Vigilância orienta para caso de Gripe A em Toledo

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Toledo alerta que a confirmação do primeiro caso de Gripe A (H1N1) em Toledo não é motivo de pânico ou de corrida da população aos postos de saúde ou ao Mini-Hospital Jorge Nunes. O primeiro caso foi confirmado nesta semana e envolve uma adolescente, que está bem e não chegou a ser internada ou receber o medicamento específico para o tratamento da doença.

12/07/2012 - 14:05


O levantamento foi feito através da unidade sentinela, instalada em Toledo, sede da 20ª Regional de Saúde. As unidades sentinelas funcionam em todos os municípios sedes de Regionais de Saúde do estado e visam fazer um acompanhamento dos casos da doença no Paraná. Semanalmente é feita a coleta de materiais, encaminhados para exames. Ao todo são 10 amostras mensais e numa delas foi confirmada a contaminação com o vírus da Gripe A em Toledo. A coleta sentinela está sendo feita desde o ano passado para monitoramento dos casos.
Conforme a enfermeira Cleonice Sarturi, o vírus da Gripe A está circulando desde 2009 e hoje é considerada uma gripe sazonal. Graças a resistência das pessoas que já tiveram contato com o vírus, através da doença ou pela vacina, a Gripe AH1N1 não é mais tão agressiva, embora exija alguns cuidados, pois ainda existem algumas pessoas que não estão imunes à doença. Os cuidados são os mesmos e também servem para a prevenção de outros tipos de gripes e doenças respiratórias.
“os cuidados na prevenção devem ser mantidos: é importante lavar as mãos frequentemente; evitar o contato com a boca, nariz e olhos, que são portas de entrada do vírus; evitar aglomerações e locais fechados; utilizar álcool geral para higienização das mãos, quando não for possível lavá-las, ingerir bastante líquidos e ter uma alimentação saudável. Além disso, é importante proteger a boca e nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.
Ela orienta que ao aparecer os sintomas da gripe deve-se procurar uma unidade de saúde mais próxima para avaliação. Entre os sintomas da Gripe A estão febre súbita, acompanhada de dor de garganta e tosse, cefaléia e mal estar geral. “Um resfriado não dá febre. Quando os demais sintomas aparecem é preciso uma atenção maior e acompanhamento médico”, orienta. Ela alertou também para o risco de contaminação em unidades de saúde. Segundo, ela somente a pessoa doente deve procurar o hospital ou unidade de saúde. Ela deve estar acompanhada de outra pessoa somente se for necessário, não pondo em risco a saúde da acompanhante.
Para garantir a segurança das demais pessoas, foram disponibilizadas nesta semana máscaras no mini-hospital Jorge Nunes. A medida visa garantir a segurança dos pacientes, muitos dos quais já imunodeprimidos, ficando, portanto, mais sujeitas a contaminação. As máscaras devem ser usadas pelas pessoas com gripe que procurarem a unidade.
Na semana passada, o estado repassou ao município mais uma remessa de vacinas contra a gripe A, que deverão ser aplicadas em idosos, gestantes e crianças menores de cinco anos que freqüentam creches públicas. Foram repassadas 1 mil doses, que estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29