1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Escritoras da região lançam obras de literatura fantástica em Toledo

Neste sábado, 14, acontece na Biblioteca Pública de Toledo o lançamento dos livros “Kassan”, primeiro volume da série Devoy, da escritora toledana Paula Vendramini, atualmente residindo em Curitiba, e “Almakia – A vilashi e os Dragões”, de autoria de Lhaisa Andria, de Foz do Iguaçu. As duas obras são da editora Modo. O evento, aberto ao público, será realizado às 10h, na Biblioteca Municipal, localizada no Centro Cultural Oscar Silva, na avenida Tiradentes, 1165, ao lado da Praça Willy Barth, no Centro de Toledo.

12/07/2012 - 14:07


Com obras consagradas pelo mundo, como “Harry Potter”, “Crepúsculo”, “O Senhor dos Anéis” e “As Crônica de Gelo e Fogo”, a literatura fantástica vem assumindo um espaço no Brasil, trazendo novos autores e descobertas, como é o caso das escritoras de Toledo e Foz do Iguaçu, Paula e Lhaisa. O surgimento de novos escritores destes gêneros reflete também um novo público: os jovens e adultos.
Para Paula, a ficção fantástica está quebrando alguns estereótipos do Brasil, em relação à literatura. “A literatura brasileira é consagrada por importantes escritores, como Machado de Assis, Jorge Amado, entre outros”, aponta Paula. “Porém, a fantasia vem quebrando este estereótipo de que leitura de qualidade é somente dos gêneros destes autores”, afirma a escritora.
Segundo ela, o público leitor – jovens e adultos - está começando a descobrir que há muitos talentos neste gênero escondidos, prontos para serem descobertos. “Embora nossas obras não tenham censura de idade, a literatura fantástica acaba incentivando a leitura para jovens e adultos. Isso faz com que abram caminho para novos escritores”, esclarece Paula.
É o que também afirma a bibliotecária de Toledo, Nancy Futagami. “É um incentivo à leitura. É um gênero mais voltado para os jovens. Com essa forma de literatura, além de reforçar, as obras conquistam um público que estava se perdendo”, comenta Nancy, enfatizando que isso acontece, pois depois do colegial, quando muitos jovens perdem o interesse pela leitura.
A escritora Lhaisa acredita que lançar um livro na região é importante não somente para o autor, mas para a cultura local. Para ela, o cidadão tem o costume de achar que produções culturais só podem ser feitas em capitais ou cidades grandes, quando na verdade não é bem assim. “Poder levar para as cidades da região um livro de abrangência nacional, nessa temática de literatura fantástica que é recente nos autores nacionais, vai muito além de mostrar um trabalho”, destaca Lhaisa. “A principal missão é incentivar novos autores e leitores”, acrescenta.
A oportunidade vir a Toledo e falar sobre estas obras, para Lhaisa, é o momento de demonstrar algo que sempre acreditaram. “Correr atrás de nossos sonhos vale muito a pena. E esperamos que isso possa ser uma semente para que mais pessoas também pensem da mesma forma”, finaliza.

Kassan - A narrativa da obra, escrita por Paula Vendramini, ocorre em um mundo alternativo, um lugar onde existe um grupo de pessoas nominadas “Ocultos”. Elas possuem poderes especiais e são encarregadas de proteger e defender onde vivem. A protagonista da história é Celebriant Devoy que possui dois poderes muito especiais, um deles extremamente destrutivo. Segundo a autora, Kassan é um mundo bem diferente do nosso. “Todos têm poderes. Esse mundo é governado pelos Ocultos, com poderes fortes, raros e destrutivos”, adianta Paula. “Aos 13 anos, a primogênita da família Devoy seus poderes são desbloqueados. Ela não quer assumir o trabalho dos imperados. Assim ela conhece a verdade do mundo, de uma sociedade elitista, onde não há bem ou mal”, completa a escritora.

Almakia – O segundo que será lançado em Toledo será o “Almakia – A vilashi e os Dragões”, de Lhaisa Andria. A história se passa em um mundo onde existem pessoas com capacidades extraordinárias vivendo em uma sociedade preconceituosa. Desde pequena Garo-lin foi uma garota deslocada: uma vilashi frequentando o Instituto de Almaki Dul’Maojin.
Segundo a autora, mesmo sendo tratada como pedra no caminho dos almakins, ela vai além do seu senso de justiça, tendo por objetivo terminar sua educação e voltar para sua vida. “Devido a um incidente, ela se vê presa pelas ocorrências e, a partir disso, todo o seu destino está nas mãos dos temidos Dragões de Almakia”.
O lançamento dos dois livros em Toledo conta com o apoio da Secretaria de Educação de Toledo e da Biblioteca Pública Municipal.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29