Os exercícios foram feitos na Tees Brasil, em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba. “Vamos aproveitar as técnicas que podem ser adaptadas à nossa realidade”, disse o delegado-chefe do Tigre, Sivanei de Almeida Gomes.
Os policiais treinaram técnicas de abordagem em cativeiro, que preparam para não colocar em risco a própria vida e a dos reféns. “O policial deve saber se deslocar em velocidade, raciocinar e atirar. Quando ele está rápido demais, pode agir por impulso e tomar a atitude errada. O treinamento é importante para conhecer o tempo certo de cada ação”, explicou Nettles.
Para agir em situações de resgate de reféns, de acordo com o sargento norte-americano, o policial deve ter total controle sobre o seu potencial de tiro e a tática. Segundo ele, também são importantes conhecimento médico e de comunicação.
ELITE
O Tigre é a unidade de elite da Polícia Civil do Paraná e atua em situações de risco extremo, como sequestros. Por isso, o treinamento dos policiais que compõem o grupo é mais intenso e com exercícios específicos para as ações. “Também prestamos apoio a outras unidades, em grandes operações”, destacou Gomes.
O policial tem rigoroso e detalhado preparo em tiros de precisão, escalada, rapel, mergulho, primeiros socorros e artes marciais. Para fazer parte do Tigre, depois da Escola Superior da Polícia Civil, o candidato tem sua vida pessoal analisada, é submetido a entrevista e tem que ser aprovado no rigoroso curso de operações especiais, do qual parte desiste na metade.
Da Agência Brasil
GERAL
Policiais do Tigre conhecem técnicas norte-americanas de resgate
Policiais civis do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) conheceram técnicas usadas pelo exército dos Estados Unidos para resgate de vítimas em cativeiro e captura de sequestradores. Na quinta-feira (12), eles participaram de treinamento com o sargento John Nettles, da 7.ª Divisão das Forças Especiais do Exército Norte-Americano.
Mais lidas
- 1Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 2Direção da Sicredi Progresso apresenta programa União Faz a Vida
- 3Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 4Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 5Prefeitura de Toledo recebe ofício do Ideas com posicionamento sobre HRT
Últimas notícias
- 1Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 2Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”
- 3Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 4Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 5Mudanças em semáforos no Centro começam a valer a partir desta terça (3)



