Segundo a chefe da vigilância sanitária, Antônia Lopes, a parceria com a comunidade é muito importante para o controle da doença. “Solicitamos à população que nos avise quando encontrar um animal morto para que a vigilância possa fazer a remoção e levar para análise” diz Antônia. Segundo ela o animal deve aparentar morte recente, sendo descartado em caso de estar em estado de decomposição, pois são usadas amostras de encéfalos dos animais.
O principal transmissor da doença no meio urbano é o cão, mas todos os mamíferos, incluindo o homem, são suscetíveis à raiva. De acordo com o médico veterinário do município, Jefferson Becker, é importante que a população observe também a presença de morcegos, principalmente os hematófagos, que são os vetores da raiva. “O perfil da raiva atualmente tem mudado com o aparecimento de morcegos positivos em áreas urbanas, que podem transmitir a doença aos animais domésticos. Desde já agradecemos a colaboração e parceria da população, pois assim poderemos intensificar a vigilância da circulação do vírus da raiva” termina.
A meta da vigilância é encaminhar um mínimo de 16 cabeças de animas para a regional de saúde durante o ano. Por isso, o departamento epidemiológico busca, através de disponibilidade, atuar junto à comunidade para que haja ações mútuas de colaboração. Não há casos da circulação do vírus rábico no município. O telefone da Vigilância é 3231 2121.
Da Assessoria
RAIVA: Vigilância Sanitária pede colaboração da comunidade para monitorar a doença em Santa Tereza
Apesar de não haver alerta no município, a raiva é uma doença infecto-contagiosa bastante perigosa, sendo considerada uma das zoonoses mais temidas pelo homem, exigindo constante supervisão. Seguindo o cronograma de metas da Secretaria de Saúde de Santa Tereza do Oeste, a vigilância epidemiológica trabalha no monitoramento do ciclo urbano da doença no município. O controle é feito através de envios de cabeças de animais urbanos (cachorros e gatos) para análises em laboratório em Curitiba. E para isso a colaboração da população é muito eficaz para manter o acompanhamento.
Mais lidas
- 1No Paraná, BB renegocia mais de R$ 700 milhões em dívidas no âmbito do Desenrola
- 2Agosto Dourado: Hoesp reforça a importância da doação de leite materno para recém-nascidos
- 3Sicredi Progresso completa 45 anos com forte expansão e impacto nas regiões de atuação
- 4Justiça Eleitoral altera local de votação para 12 seções em Toledo
- 5Sicredi Progresso chega aos 45 anos com crescimento, proximidade e impacto social
Últimas notícias
- 1Cultura: um ano de Fábrica do Hip Hop
- 2Ideb da rede municipal de Toledo atinge 6,9 e bate recorde histórico
- 3Sicredi Progresso realiza Encontro Semestral online
- 4Prefeitura abre processo seletivo para estagiários de níveis técnico e superior
- 5Sesc PR lança 11ª edição de coletânea de contos com autores paranaenses



