Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Toledo tem primeiro caso suspeito de dengue do ano

O primeiro caso suspeito de dengue no ano de 2011 em Toledo foi registrado na última sexta-feira (7). Trata-se de uma mulher e aproximadamente 40 anos que vive na região da Vila Industrial. Ela teria apresentado sintomas peculiares à doença como febre, dores no corpo, manchas avermelhadas na pele e mal estar. Como ela não deixou a cidade nos últimos dias, se de fato for confirmado, ele será autóctone, ou seja, contraído no próprio município.

08/01/2011 - 10:33


O diretor do Combate à Epidemiologia em Toledo, Selidio Schmidt, lembra que foi coletado sangue desta mulher, a amostra foi encaminhada à unidade regional do Laboratório Central (LACEN) de Foz do Iguaçu. O resultado deve chegar na próxima semana e e se confirmado, o monitoramento deve dobrar, isso porque, a estimativa é de que para cada caso oficializado, outros 10 fiquem sem diagnóstico. “E por ai pode começar uma epidemia”, lembra o diretor.

A principal expectativa neste momento é pela contratação de novos agentes de combate à dengue. Justamente no período que é mais propicio para procriação e surgimento de novas larvas o município conta apenas com 27 agentes nas ruas. O mínimo preconizado pelo Ministério da Saúde e necessário para atender a cidade com 120 mil habitantes seria de 50 agentes. “O concurso já foi eito e as contratações devem ser feitas a partir ed fevereiro”, conclui Schmidt.
Sem nome %281144 x 250 px%29