Para tanto, nesta foi realizada uma reunião com representantes da UEM e e o vice-reitor da Unioeste, professor. Drº. Carlos Alberto Piacenti, e o professor Drº Camilo Freddy Mendoza Morejon, chefe da Divisão de Propriedade Intelectual da Instituição, que apresentaram detalhes técnicos das inovações tecnológicas desenvolvidas na Universidade, na área de tratamento e aproveitamento de dejetos. Na ocasião, também foi feita uma visita técnica e avaliação da viabilidade de implantação dessas tecnologia na fazenda escola da UEM.
Segundo o vice-reitor Piacenti, o reitor da UEM confirmou interesse pela implantação dos sistemas alternativos de biodigestão desenvolvidos na Unioeste. A próxima etapa constituirá na formação de uma equipe composta por professores das duas instituições para elaboração, primeiro do projeto que viabilizará a obtenção dos recursos financeiros junto aos órgãos financiadores, e depois, a concretização e implementação do projeto. “Isso demonstra que as universidades estaduais paranaenses podem e devem intensificar a troca de experiências, potencializando aquilo que cada uma tem de melhor. Essa união fortalece a pesquisa nas instituições e proporciona um vasto campo para a inovação”, reforçou Piacenti
De acordo o professor Camilo Morejon, essa parceria, num primeiro momento, beneficiará a ambas instituições, de um lado a UEM poderá resolver seus problemas ambientais e, de outro, a Unioeste terá a oportunidade de colocar a sua tecnologia numa escala real. Num segundo momento, após implantação da tecnologia, na escala real, ela poderá servir de modelo para as outras atividades econômicas, localizadas na área rural, urbana e/ou industrial, que tenham em comum, os problemas ambientais causados pelos resíduos orgânicos provenientes de diversas fontes (dejetos de suínos, bovinos, efluentes industriais e/ou resíduos orgânicos domésticos).
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Fazenda Escola: Unioeste colabora com UEM na solução de problemas ambientais
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), diante das conquistas na área de Inovação (tecnologia ambiental desenvolvida no Campus de Toledo com pedidos de patente), foi convidada pelo reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), professor. Drº. Júlio Santiago Prates Filho, para auxiliar na solução dos problemas ambientais causados pelos dejetos de suínos, bovinos e aves da fazenda escola da UEM. A colaboração da Unioeste se deve a recomendação do secretário de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, professor Alipio Santos Leal Neto.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 5Jd. Europa recebe início de força-tarefa contra despejo irregular de resíduos
Últimas notícias
- 1Toledo recebe exposição de artista internacional
- 2Toledo recebe exposição de artista internacional
- 3Seca recua no Oeste e Noroeste do Paraná e se agrava no Norte e RMC, diz monitor da ANA
- 4Prefeitura de Toledo inicia construção de 30 casas populares em Vila Nova
- 5Sicredi apresenta novidades do cartão Mastercard Black com benefícios exclusivos para associados