1144x150 %284%29

SAÚDE

Yoga: equilíbrio do corpo e da mente

A Yoga é uma prática milenar que está presente no cotidiano e tem se distanciado da ideia mística, passa a ser objeto de estudo de cientistas e ganha cada vez mais adeptos. A técnica é indicada para fortalecer o corpo, alongar músculos, dar agilidade aos movimentos, ampliar a capacidade pulmonar, aprimorar o alinhamento postural, melhorar a circulação sanguínea, dar a consciência corporal, reduzir o estresse, aumentar a concentração, o raciocínio e a criatividade, porém, mais do que tudo isso, ensina o praticante a viver o hoje, o agora de uma forma mais intensa e saudável.

09/01/2011 - 09:53


Quem fala sobre a atividade é o educador físico e instrutor de yoga do espaço Corpo e Mente, Hary de Almeida. Ele lembra que a a prática da Yoga não nos leva para uma viagem. “Na verdade, ela nos deixa no mundo de verdade. A Yoga faz com que a gente fique presente agora, tudo que estamos fazendo: dirigindo, na fila do banco, trabalhando na frente do computador. Então, seus princípios fazem com que você fique presente no agora”, considera.
Para fazer Yoga não precisa ser uma pessoa tranquila, porque com a técnica é possível aprender a autodominação, conseguindo assim dominar a ansiedade. “Como você entra em um trabalho de autoobservação o tempo todo, você consegue perceber o exato momento de quando você está ficando ansioso. Você entra mais em contato com o seu ‘eu’ interno. Então, começa a dominar a ansiedade. Então o que é o zen? É a pessoa se dominar, é a pessoa não deixar os acontecimentos externos afetarem seu interno. A energia interna está sempre no lugar”, prosseguiu.

Limitação Clínica ou Física


Para praticar Yoga não há contra-indicação desde que seja orientada por um professor ou instrutor que tenha conhecimento acadêmico. “Vemos por aí pessoas que não tem conhecimento da anatomia do corpo e fisiologia. Faz um curso de Yoga e começa a trabalhar com alunos. Tem que investigar da onde que veio este professor para ele ter confiança naquilo que está recebendo como prática. Existem algumas posturas que são contra indicadas para hipertensos e estas posturas são adaptáveis”, alertou.
O educador explica que a Yoga vai colocar os praticantes diante de um espelho para se perceber o que você é e do que é capaz de ser. “A partir do momento que você conhece e começa a conhecer os seus potenciais, então se sente capaz de ser uma pessoa diferente, você não se entrega mais aquele aspecto baixo astral, de baixo estima, de depressão, porque é capaz de superar isso, ela te dá uma força interna muito grande para você modificar a sua vida e melhorar alguns aspectos”, explica.
A Yoga não é terapia e o professor de Yoga não é terapeuta, mas o aluno que vem para a prática, se torna o seu auto terapeuta. “Vou fazer uma analogia: No espaço Corpo e Mente tem todo um trabalho de estética facial e corporal é muito comum ver muitas alunas procurando por isso, nós percebemos que está com a baixa estima, e começa a fazer a prática, em um mês do nada ela marca uma sessão de pele, porque ela levantou um dia e observou que se ama. Ela pensou que precisava mudar o seu visual. É um aspecto externo, mas uma necessidade interna, quero dar uma melhorada, estou me vendo diferente, estou me amando mais”, considera o educador.

Acompanhe a entrevista completa em vídeo. Clique aqui

Sem nome %281144 x 250 px%29