Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Festa de São Cristovão é o momento de celebrar a vida do cidadão, seja ela no trânsito, declara o Pároco Ademir

Há dois meses, 18 equipes de trabalhos e prestação de serviços da Paróquia da Vila Industrial organizam a Festa de São Cristovão. Neste domingo (15) é o grande dia. Hoje, os organizadores acreditam que devam passar pela festa um número superior a 20 mil pessoas, já que o evento tornou-se regional, vindo pessoas de Umuarama, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Cascavel, Assis Chateaubriand e Guaira. As festividades já começaram. Desde às 7h, padres e ministros realizam a benção dos veículos que deve seguir até às 12h. Às 9h, iniciou-se a celebração eucarística. Ao meio-dia são servidos cerca de 160 costelões com kits completos e para as pessoas que não optaram pelo kit estão disponíveis cerca de 4,5 mil quilos de carnes, entre frango, alcatra, costela e porco. Os festejos continuam no período da tarde. Às 14h acontece a coroação do rei e da rainha e, na sequência, às 14h30, o Show do Prêmio dos Dizimistas. Para encerrar a programação, a partir das 17h. é realizado o matinê com o musical Wilhems Brother’s.

15/07/2012 - 06:10


Benção
Aos participantes da benção dos veículos, o Padre Ademir Alves Teixeira, explica que a procissão parte de três pontos: da Praça Willy Barth, Igreja Menino Deus do Jardim Porto Alegre e na rotatória em frente a Fiasul. O primeiro destino segue pela Santos Dumont e os dois últimos pela Parigot de Souza. O ponto de encontro é no cruzamento no semáforo do Teatro de Toledo com continuidade até a Igreja. “Neste ano, com o objetivo de diminuir o movimento o local da benção criamos três equipes diferenciadas para além das sinaleiras. A nossa equipe vai fazer o acolhimento 100m antes do teatro para que quando os motoristas entrarem na via Santos Dumont até a Igreja o trânsito esteja livre para facilitar a benção. Assim, a Polícia Militar e a Guarda Municipal organizam as filas para fluir melhor o trânsito”.
O padre lembra que as pessoas que forem benzer seus veículos devem lembrar que é uma procissão religiosa, e, por isso, há lentidão do que o trânsito que flui no cotidiano. “É uma oportunidade de aproveitar este espaço para cultivar a espiritualidade e a oração. A benção de Deus vem por meio da fé daquele que busca”.
O pároco Ademir Teixeira afirma que hoje o principal objetivo é celebrar a vida. “O santo São Cristovão entra aqui como aquele que presta caridade, amor ao próximo a exemplo de Cristo e celebrar a Eucaristia dentro deste espaço sagrado nós atualizamos a morte e a ressurreição neste altar”.
Ele solicita que haja mais respeito a vida humana, a natureza, aos valores e aos princípios que defendem a vida dos seres humanos. “Todos aqueles que estiverem em trânsito, seja bicicleta, moto, carro ou caminhão seja a passeio ou a exercício de profissão que sempre coloque na própria consciência de que no outro veículo há uma vida e esta vida é delicada e precisa ser respeitada com toda a sua integridade. Além que, por trás desta vida tem muitas outras vidas. Um pai de família que está atrás de um volante ele tem os seus filhos, a sua esposa, mãe e tem pessoas que dependem dele para viver”.
O padre enfatiza que o condutor ao sair de casa tenha consciência que precisa dedicar o seu amor a vida daquela pessoa que também saiu de sua residência. “Com este princípio de defesa da vida procurar em todos os momentos respeitar as leis de trânsito para que no espaço onde ocupamos e transitamos que tenha harmonia, respeito e que a vida seja respeitada em sua integridade”.

Casa de noticias 550x250p
Sem nome %28550 x 250 mm%29