Viúva de Willy Barth desde 2 de abril de 1962, quando o ex-prefeito faleceu no exercício do cargo, Dona Diva deixa quatro filhas - Vera Regina, Ana Beatriz, Maria Bernardete e Maria Cristina, além de 12 netos e 13 bisnetos. Filha de Petronilha e Máximo Paim de Andrade, dona Diva era natural de Vacaria, no Rio Grande do Sul. Nasceu em 11 de março de 1916 e casou-se com Willy Barth no dia 22 de outubro de 1941, em Antônio Prado, também no Rio Grande do Sul. Em 1950, já com as quatro filhas, mudou-se para o Paraná, onde o esposo já tinha vindo há um ano. Com a inexistência de estradas, a aviação era na época o meio de transporte mais adequado. Ela, juntamente com as filhas, veio de avião até Foz do Iguaçu e seguiu de carro para Toledo, para residir na casa mandada construir pelo esposo e que serviu de moradia por toda a sua vida, na rua Independência com Bento Munhoz da Rocha.
Bastante emocionada, a filha Beatriz Costamilan, que morava ao lado da mãe, juntamente com outra filha, Bernardete Barth, destacou que a solidariedade era a característica que mais se destacava na sua mãe. “Era uma pessoa muito solidária, extremamente corajosa e pronta para ajudar as outras pessoas. E assim foi durante toda a sua vida”, destacou ela.
O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, que decretou luto oficial de três dias e encaminhou nota de pesar à família, ressaltou o trabalho e a postura desta pioneira, que ao lado do marido Willy Barth, contribuiu para a colonização não apenas de Toledo, mas também de municípios vizinhos. “É uma mulher guerreira, toda a sua estada em Toledo se identifica com ações de crescimento, com a participação da mulher, o dinamismo da mulher à frente de várias ações, ao lado do homem, contribuindo para o crescimento do município e também da região, através da colonizadora Maripá”. Segundo ele, a sua passagem representa uma perda muito grande para as famílias, que devem valorizar o seu exemplo de vida e atuação, como mãe, como mulher trabalhadora, valorizando a família.
O prefeito de Toledo lembrou a homenagem feita a dona Diva, dando ainda em vida, sem qualquer contestação, o seu nome para um dos principais cartões postais de Toledo, o Parque Ecológico Diva Paim Barth. Isso demonstra, segundo o prefeito, o carinho e o respeito da comunidade para ela e a família Willy Barth no município.
“Toledo perde uma das grandes pioneiras, que ajudou a consolidar o desenvolvimento de Toledo e do Oeste do Paraná, junto com Willy Barth, e a presença da Colonizadora Maripá. Ficamos tristes, mas com o pensamento forte de seguir em frente, valorizando o seu exemplo”.
Da Assessoria - Toledo