1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

CULTURA

Museu Histórico Willy Barth: opção de lazer e cultura nas férias

Muito mais do que uma opção de lazer. O Museu Histórico Willy Barth em Toledo é um destino cultural que remete à história viva contada em objetos que marcaram o passado da colonização do município. Nele é possível encontrar desde relíquias que marcaram a vida no campo, até as modernidades para o período. É possível encontrar desde uma sala de aula com carteiras múltiplas usadas há décadas, até ambientes religiosos como confessionário e a reconstituição de uma capela dos anos 50 e 60.

10/01/2011 - 09:29


No Museu, a vida cultural e histórica da cidade está retratada ainda desde os aspectos artesanais até os tecnológicos, uma verdadeira viagem no tempo.
Quem conta um pouco sobre o que é possível encontrar nele, é a sua diretora, Lurdes Barbieri. Lurdes está no Museu desde a sua implantação e lembra que “desde a criação até hoje, milhares de pessoas passaram por lá”. “Mas o que notamos é que a maioria dos visitantes é criança (...) neste período de férias acompanhamos a visitação de muitas pessoas de fora da cidade também, pessoas que estão em Toledo a passeio”, conta.
Este é o caso da família Fachini. Jorge e a esposa são de Jaraguá do Sul e visitam parentes em Toledo. Esta é a segunda vez que estão na cidade, mas a primeira onde vão ao Museu. “Ficamos muito impressionados, a organização do Museu é muito interessante e um espaço que mesmo não conhecendo a cidade, é possível entender a colonização”, reforça Jorge.
A toledana Adriana Bratz FRana já esteve no Museu outras vezes, mas ficou surpresa ao ver a nova disposição do acervo. “Foi muito interessante porque revivi o período em que morei no sítio, este é um espaço que recomendo ser visitado por todos”, sugeriu.
O Museu Histórico permanece de portas abertas durante todo o mês de janeiro sempre em horário comercial de segunda a sexta-feira. Ele está localizado no andar superior à Biblioteca Pública Municipal, ao lado da Praça Willy Barth. A visitação é aberta a todos e gratuita.
Conheça um pouco mais sobre o Museu e o acervo na reportagem em vídeo aqui na Casa de Notícias.

 

Por Juliet Manfrin
 

Sem nome %281144 x 250 px%29